Atualizado em maio de 2023 – Muita gente fala que viajar de trem na Europa é o melhor jeito de se locomover. Pode até ser bem legal pra apreciar a paisagem e curtir um momento mais família ou romântico, mas aquela ideia de que trem sai mais em conta do que avião já está ficando um pouco ultrapassada – muito por conta das companhias aéreas de baixo custo, as famosas low-cost, que dominaram o continente e instituíram que, sim, voar barato na Europa é possível.
Atualmente, existem diversas companhias aéreas baratas que fazem trajetos entre diversos países na Europa por preços bem acessíveis, até mesmo pra quem vai fazer um mochilão.
O Viagem 0800 preparou uma lista completa com as principais companhias aéreas de baixo custo pra você voar barato pela Europa e que você pode conferir abaixo.
Quando fizemos essa lista pela primeira vez, existiam 25 empresas citadas, mas com algumas fusões e outras falências, o número caiu primeiro para 23 e depois mais um pouco, até chegar em 14 em 2023. Mas não se preocupe, pois atualizamos esse artigo de tempos em tempos, como você pode ver no primeiro parágrafo.
Ah… Vale a pena ressaltar que nem todas as empresas possuem sites em português, mas embaixo de cada uma está escrito se essa é uma opção ou não. Aliás, qualquer dúvida é só dar um grito ali nos comentários!
Empresas aéreas low-cost na Europa
1- Ryanair
É a maior empresa aérea em número de passageiros por ano da Europa e faz voos para todo o continente e mais oito destinos marroquinos. É sediada em Dublim, mas as conexões são excelentes em praticamente toda a Europa. Voos só de ida podem sair a partir de 17 euros, por exemplo.
Site: www.ryanair.com (versão em português disponível)
Abrangência: alta (Vai até pro Marrocos e Malta!)
Saiba como é viajar de Ryanair
2- Eurowings
A Eurowings está se estabelecendo como uma baita empresa low-cost. Tanto em termos de preço quanto frequência e também destinos, é uma boa opção para viajar barato pela Europa e também para países fora do eixo da Europa central, como Turquia, Tunísia e Líbano.
Abrangência: alta (Além da Europa, Israel, Tunísia e a Marrocos)
3- Easyjet
A easyJet também é uma boa opção entre as companhias low cost com uma boa cobertura dentro da Europa, voando para a Suíça, Finlândia, Chipre e até Gibraltar. Ao todo, cobre 30 países na Europa.
Site: www.easyjet.com (versão em português disponível)
Abrangência: alta (30 países, incluindo Chipre e Gibraltar)
4- Vueling
A espanhola Vueling opera vários voos diários para vários cantos da Europa e começou recentemente a se expandir também para países africanos. É possível encontrar voos de Barcelona para Argel, capital da Argélia (sim, a sensação da Copa do Mundo do Brasil) por 69 euros por trecho.
Abrangência: alta (Europa + Argélia, Senegal, Marrocos…)
5- Wizzair
Essa é pra você que quer mais opções fora do centro da Europa. A Wizzair é uma companhia muito focada no leste europeu. Existem voos saindo de várias das principais cidades da Europa, mas não é possível, por exemplo, sair da Espanha para a Itália. Todos os destinos são aeroportos no leste europeu.
Abrangência: média (Leste Europeu + Israel e Azerbaijão)
6- Condor
Mais ou menos como Eurowings, a Condor possui voos para diferentes partes do mundo além de destinos europeus de uma forma geral. No entanto, não possui tantas conexões a partir de um só destino, como ocorre com a Ryanair.
Abrangência: média (vários destinos internacionais, mas nem tantas conexões entre cidades europeias)
7- Tui Fly
A Tui Fly é uma empresa alemã que possui aviões mais chamativos que suas tarifas. No entanto, fuçando bem no site deles, é possível encontrar voos da Espanha para a Alemanha, por exemplo, a partir de 29 euros. A Tui Fly pertence à Tui, uma gigante aqui da Europa no ramo dos pacotes (a CVC da Alemanha).
A Tui Fly é uma empresa alemã que possui aviões mais chamativos que suas tarifas. No entanto, fuçando bem no site deles, é possível encontrar voos da Espanha para a Alemanha, por exemplo, a partir de 29 euros. A Tui Fly pertence à Tui, uma gigante aqui da Europa no ramo dos pacotes (a CVC da Alemanha).
Abrangência: média
8. Air Lingus
É a companhia nacional de aviação da Irlanda, que faz voos diários para vários destinos europeus e até para os Estados Unidos. Da Irlanda pra Portugal, por exemplo, encontram-se passagens por menos de 100 euros.
Site: www.aerlingus.com (versão em português disponível)
Abrangência: média
9. Air Baltic
A companhia é sediada em Riga, na Letônia, e os voos saem mais em conta quando destinados a um dos países bálticos (Letônia, Estônia e Lituânia). No entanto, os custos não são tão baixos quanto o das primeiras companhias mencionadas acima.
Site: www.airbaltic.com (Disponível também em inglês)
Abrangência: média
10. Blue Air
Companhia aérea da Romênia, a Blue Air possui várias conexões com os países da Europa Central, como a França, por exemplo. Vale a pena pra quem quiser conhecer Bucareste.
Site: www.blueairweb.com (Disponível também em inglês e espanhol)
Abrangência: média
11. Brussels Airlines
Com ofertas como Bruxelas-Vilnius por menos de 70 euros de ida, a Brussels Airlines é uma boa opção pra quem procura viajar dentro da Europa, apesar de que a empresa também oferece voos para o mundo todo.
Site: www.brusselsairlines.com (Disponível também em inglês)
Abrangência: alta
12. Jet2
Com forte presença no Reino Unido, a Jet2 oferece vários voos para os países da coroa britânica.
Site da Jet2 (Disponível também em inglês e espanhol)
Abrangência: média
13. Norwegian
Quando eu escrevi sobre a Norwegian pela primeira vez em 2017, não considerava uma empresa super low-cost, mas para ser bem honesto, eles conseguiram otimizar bastante suas tarifas e você encontra trechos a partir ou para Oslo por 25€, por exemplo.
Site: www.norwegian.com (Disponível também em inglês e espanhol)
Abrangência: baixa
14. Transavia
A Transavia é uma empresa holandesa que voa para vários destinos da Europa com um custo relativamente barato. Por volta de 50 euros, por exemplo, é possível encontrar passagens de Amsterdã para Salzburg (Áustria).
Site da Transavia (versão em português disponível)
Abrangência: média.
Veja também:
Ônibus também é uma opção barata. Saiba mais
E aí, já viajou com alguma companhia low cost? Qual a sua opinião sobre elas? Sentiu falta de alguma no post?
Muito boa a matéria! Obrigado. Está dificil achar cias que fazem o leste europeu, como estônia e Letônia.
Estou procurando voos desde Lisboa para Fez ou Tanger e está dificil por estas empresas low cost.
Uma maneira de facilitar sua busca é colocar alertas de preços em diversos sites, Rosana. Se você tiver a possibilidade de pegar um voo em um outro aeroporto próximo de Lisboa, talvez encontre passagens melhores.
A tacv muito barato é metade de preço da tap
Olá, quero viajar em janeiro de férias para Europa, estou a procura de voo barato e quero passear em Portugal, Roma, Espanha e Alemanha, talvez Praga, qual companhia vocês indicariam? Obrigada.
Oi, Josefa. Tudo bem?
Saindo do Brasil, sempre tivemos boas experiências com a KLM, Air France e Lufthansa. As duas primeiras geralmente possuem voos mais em conta. 🙂
Gostaria de saber qual dessas empresas faz voo de Guarulhos São Paulo para Londres Inglaterra .
Lucas, as empresas citadas no post têm voos bem em conta na Europa e poucas voam para o Brasil. Das que voam, a Condor é a que geralmente possui passagens mais e conta (Salvador – Frankfurt, por exemplo), mas aí até a comida é cobrada a parte no avião.
Já voei com a Germanwings (na época), Wow Air e EasyJet. De todas, com certeza recomendaria a Wow Air. Os preços são bem competitivos, com um bom custo benefício. As poltronas são bem confortáveis, serviço de bordo bem bacana e os comissários de bordo são bem atenciosos. Já viajei algumas vezes com essa empresa aérea Islandesa e todas as vezes foram voos bem operados. Aproveito pra falar que uma vez havia um passageiro que estava de aniversário, e então as comissárias de bordo anunciaram isso ecantaram parabéns em Islandês e inglês. Claro que os outros passageiros entraram no clima e compartilharam e cantaram junto. Achei algo inusitado e muito legal haha
ja viajamos em maio de 2016 pela Norwegian de Copenhagem para NY..comprei com certa antecedencia e saiu mais barato. que teatro na Broadway…
avioes dreamlines novos..serviço maios ou menos….comida razoavel……..tripulação simpatica e prestativos…sairam no horario e o melhor as bagagens chegaram…………valeu..e recomendo…e viajei de barcelona p copenhagem com a Norwegian….super pontuais
recomendo………..
viajei pela w0w;;de WDC para islancia numa mega promo que estava 99 euros…………e deu certo….e adorei
Já viajei pela Transavia com minha esposa em dezembro passado entre Amsterdã e Paris. Pagamos mais barato ida e volta do que só a ida de trem. Os lanches são baratos e os aviões novíssimos.
Obrigado por compartilhar sua experiência, Leonardo! 🙂
Já viajei pela Ryanair , Air Berlin , Norwegian e Brussels . Low cost só mesmo a Ryanair , dois vôos muito desconfortáveis mesmo tendo comprado a Business plus . Equivale a uma Economy de outras cias. Se não tiver bagagem e não escolher lugar a tarifa Normal é mais barata mesmo. Voei Oslo>Colônia e Dortmund>Stansted . Meu filho , que está morando em Paris , já viajou pela Transavia e Easyjet e aprovou . Mas ele é jovem e mochileiro . Muita boa a informação passada , parabéns !
Pois é, Messias, alguns aviões têm pouco espaço mesmo, as viagens acabam não sendo das mais confortáveis, mas no final das contas o preço acaba valendo o esforço… hahaha