Pequena no mapa se comparada ao Brasil, a Europa é um continente enorme para o turismo, com uma grande diversidade de países, idiomas e destinos para conhecer.
A maioria dos brasileiros, no entanto, acaba se limitando às capitais e aos destinos mais conhecidos na hora de visitar o continente, o que é uma pena, uma vez que existem muitos outros lugares que valeriam uma visita.
Pensando nisso, a gente resolveu fazer um roteiro inusitado pela Europa, abordando apenas 7 cidades em 4 países. Na lista, não há uma capital sequer, toda a locomoção pode ser feita de carro ou trem e a distância final entre os lugares é 921 km.
No mapa, a rota completa quase forma um triângulo entre Alemanha, Bélgica, França e Holanda. A gente escolheu um roteiro assim para otimizar custos para a sua viagem, já que falar de uma cidadezinha na Alemanha e outra em Portugal seria bacana, é claro, mas provavelmente pesaria muito no bolso.
Rota da Cerveja na Europa: o que não dá pra perder
A ideia desse roteiro é servir como um guia flexível. Por isso indicamos os destinos, mas é você quem decide se fica mais ou menos tempo em cada cidade.
Holanda
Zaandam
Zaandam é uma cidade bem simpática na Holanda. Além de ter uns prédios com um design bem arrojado próximos da estação de trem, o centrinho da cidade mescla a arquitetura típica holandesa com lojas e restaurantes modernos.
A principal atracão da cidade, no entanto, são os famosos moinhos de vento que ficam na vila de Zaanse Schans, que é considerado um museu a céu aberto. Passear por lá é como comprar um Combo Holanda, você vai ter um pouquinho de cada coisa que o país oferece num lugar só: moinhos, queijo, sapatinhos de madeira, casas típicas, etc.
O que você não pode perder: passear algumas horas no Zaanse Schans.
Nijmegen
Nijmegen é a cidade mais antiga da Holanda, com mais de 2.000 anos de existência. Com tantos anos desde sua fundação, você já deve ter imaginado que a cidade é rica em história. Certo? Certo. A cidade surgiu de um acampamento romano, já que a área tinha importância estratégica para os exércitos naquela época. Na Segunda Guerra, acabou ocupada e bombardeada.
A cidade sempre soube compreender a importância de mudanças e construções para evoluir, derrubando suas fortificações para permitir a expansão geográfica da cidade e também alargando suas ruas para permitir o trânsito de automóveis.
O que você não pode perder: conhecer o centro histórico e visitar o Valkhof Museum.
Saiba mais sobre a cidade clicando na imagem abaixo:
Alemanha
Kettwig
Kettwig é um bairro da cidade de Essen, mas é um pouco afastado do centro e funciona como se quase fosse uma cidade por si só. Essen é conhecida por ser a cidade das compras, mas Kettwig é quem deveria chamar a atenção de quem vem de fora, por conta de suas construções em estilo antigo, com telhas acinzentadas que descem até o chão.
A Altstadt de lá é como se fosse uma miniatura daquelas que você vê em shopping, cheia de ruelas e casas branquinhas, com o pavimento feito em pedras.
O que você não pode perder: Cidade Antiga de Kettwig
Koblenz
Koblenz é uma cidade desconhecida até mesmo dos alemães que não vivem no noroeste do país. Mesmo sem ser tão popular para o turismo, a cidade possui diversas atracões que encantam. Primeiro, é lá que os rios Mosel e Reno se encontram, o que deu origem ao Deutches Eck, que é um monumento nacional erguido bem “na esquina” entre os dois rios.
Além disso, Koblenz também é dona de um forte que fica do outro lado do rio e proporciona uma bela vista da cidade em um passeio muito bonito de teleférico. A região conta com vinhos excelentes, o que faz da vida gastronômica da cidade algo interessante também.
O que você não pode perder: Deutsches Eck, Festung Ehrenbreitstein, Kufürstliches Schloss (Castelo).
Saiba mais sobre Koblenz neste post
Aachen
Aachen era comandada por Carlos Magno, que nomeou a cidade a capital do Sacro Império Romano-Germânico. Ou seja: era um importante eixo comercial no Século IX. Por conta disso, sua prefeitura mais parece um palácio, pois era ali que aconteciam os principais acordos comerciais da Europa na época.
Como capital do reinado, a catedral da cidade não poderia ser menos imponente e é hoje um patrimônio da UNESCO. Mas não são só de prédios históricos que são feitos os atrativos turísticos da cidade. Aachen faz parte da tríplice fronteira entre Alemanha, Bélgica e Holanda e ainda possui uma fábrica de chocolates da Lindt.
O que você não pode perder: Centro histórico (prefeitura, catedral), Fronteira e Fábrica de Chocolates.
Saiba mais sobre Aachen neste post
França
Lille
Lille é uma cidade universitária que ferve durante a noite. Como é uma cidade relativamente pequena, é fácil transitar a pé. No centro histórico, há cervejarias e bares lotados a noite toda. Vale a pena experimentar as diversas marcas de cerveja locais e escutar uma boa música no Le Lobby Bar.
Outro atrativo da cidade é uma antiga instalação militar em forma de pentágono, que hoje serve como um grande e movimentado parque da cidade (os prédios ainda pertencem ao exército). A Citadelle foi erguida entre os anos 1667 e 1670 e impressiona pelo seu tamanho.
O que você não pode perder: vida noturna na cidade antiga e Citadelle.
Bélgica
Bruges
No quesito aparência, Bruges se assemelha um pouco com Amsterdã, por ser cercada de canais. Assim como a capital holandesa, a meiga cidade belga tem barquinhos que andam pra lá e pra cá e fazem parte de uma das formas de locomoção de algumas pessoas.
As comparações param por aí. Bruges é toda ladrilhada e inspira o clima de romance, tanto no inverno como no verão. No inverno, o branco da neve nos parques e nas ruelas trazem um ar de novidade, enquanto que no verão as flores e o verde dos parques são a combinação perfeita para um pique-nique a dois.
O que você não pode perder: centro histórico (patrimônio da UNESCO), Catedral de São Salvador, The Beer Wall.
Saiba mais sobre Bruges neste post
Você já esteve em alguma dessas cidades? Conta pra gente!
E mais:
Não deveriam esquecer da Finlândia: Helsinki…Turku…Naantali…
São lugares incríveis para conhecer, e pessoas amigáveis!
Eu amei a Eslovenia, Liubliana, lago Bled e arredores. Muito lindo. Quando estiver por perto vá até Graaz na Áustria, acho que umas 2 horas de Viena.
Vale a pena acrescentar na lista Annecy, na França.
Colocaria Celle na Alemanha
Que tal a cidade chamado Zermatt na Suica com visto para o famoso montanha Matterhorn e com neve eterna.
Coloca na lista Giethhoorn, ao norte de Amsterdam! Vilarejo maravilhoso!!
Bergen, Noruega, com o Mount Ulriken nevado é deslumbrante!
Esqueci de citar Tallinn, a linda capital da Estônia. A Cidade Velha, medieval , super conservada, merece uma visita !
Fui uma vez para Europa e nosso roteiro foi esse: acrescentaria Haarlem na Holanda, Gent na Bélgica e Cochem na Alemanha. Todas pequenas e encantadoras.
Que legal saber de Cochem, Marina! Moramos aqui há um bom tempo e nunca tinha ouvido falar da cidade, vou colocar na lista pra conhecer 🙂
Muito bem lembrado: Harlem e Gent são lindas mesmo!
Eu gostaria de ver em sua lista algumas cidades da Eslováquia, como Kosice e Zilina, além de Bratislava, capital do País. Da mesma forma, todos ignoram as cidadezinhas da República Tcheca, como Karlovy Vary e todo o sul da região. Fica a dica; vale a pena e gasta-se menos do que na Bélgica e Holanda. De todo modo, parabéns pelo blog.
Obrigado pelas dicas, Maura! Realmente, ainda estamos devendo no Leste Europeu. Ainda não estivemos na Eslováquia e, na República Tcheca, só passamos por Praga. Com certeza, esses países também têm cidades muito bonitas. Quem sabe ano que vem!
Eu amei a Eslovenia, Liubliana, lago Bled e arredores. Muito lindo. Quando estiver por perto vá até Graaz na Áustria, acho que umas 2 horas de Viena.
Conheci em julho Batislava e Carlovy Vary , muito lindo !!!!
Muito legal esse artigo, estive em Bruges e Zaandam. Eu adoro a paz que essas pequenas cidades européias oferecem
Obrigado, Lucia! 🙂
Faltou incluir Madurodaan , na Holanda. Enfim!
Que legal, Ira! Nunca fomos pra Haia e Madurodam parece muito bacana! Valeu pela dica!
Não da para esquecer o leste europeu…. uma que certamente é desconhecida e belissima… é Cesk Krunlov…
É mesmo, Leandro! A cidade parece bonita demais! A República Tcheca é ainda um tanto quanto desconhecida além de Praga.
Estive lá agora em agosto…adoreiiii
Deixo como recomendação os Países Bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia. São países pequenos da antiga URRS, cujas capitais, respectivamente, são muito charmosas: Stalin, Riga e Vilnius. Cada uma, com diferentes características. Vale a pena.
Tânia M Heinrich
Deixo como recomendação os Países Bálticos, Estônia, Letônia e Lituânia. São países pequenos da antiga URSS, cujas capitais, respectivamente, são muito charmosas: Tallin, Riga e Vilnius. Cada uma, com diferentes características. Vale a pena.
Tânia M Heinrich
Eu acrescentaria Hallstatt e Bad Isch ambas na Austria, pequenas e indescritíveis, além de maravilhosas….o mirante de Hallstatt é algo que os nossos olhos e a nossa mente jamais esquecerão
Pertinho de Colmar e Strasburg tem aquelas cidadezinhas da Alsacia: Riqueville e outras pequeninas e muito parecidas
Colmar parece muito bonita mesmo, Ester
Daniel, vê se vc tem fotos da cidade de Stalin. Desde já agradeço
Como você falou em Mainz e Koblenz eu acrescentaria Rudsheim na Rota do Renno
Nunca tinha ouvido falar em Rudsheim, Ester! Obrigado pela dica!
Eu já fui pra Meinz , Koblens e Rudsheim..
Depois segui pra Bélgica e fui pra Bruges
Innsbruck é minha preferida também, mas Strasburg e Colmar no sul da França foi a cidadizinha surpresa esse ano, encantadora.
Colmar parece muito bonita mesmo, Andressa. Lembra um pouco Monschau, na Alemanha.
Concordo com Andressa,estas tres cidades são especiais…
Olá, como sugestão colocaria na sua ótima lista Lund Sul da suecia, uma cidade charmosa e agradável. Parabéns pela lista!
Obrigado pela sugestão, Luciana! E que bom que gostou do artigo! Abs
Não só ouvi falar como conheço três delas que não são tão desconhecidas assim Lille e Bruges são famosas. Zaandam faz parte de passeios de barco da holanda
Bruges é um encanto, parece cidade de conto de fadas. Acrescentaria Dresden na Alemanha, encantadora.
Dresden também é muito linda mesmo, talvez pelas distâncias fique complicado emendar em uma rota assim, mas é uma ótima opção para quem estiver pelos lados de Berlim!
Fiz o roteiro Zurique, Viena, Praga, Dresden, Berlin. Amei
Ótima matéria. Eu acrescentaria Innsbruck na Áustria, não é tão desconhecida assim porque ela já sediou até Olimpiadas de Inverno, mas é pequenininha é muito lúdica. Sobre Koblenz ser desconhecida, discordo, talvez seja para habitantes fora da Europa. Koblenz sempre foi um posto importante desde a época dos Romanos e a cidade tem até músicas pop em sua referência. A cidade é linda demais e o povo é muito simpático.
Ainda não conhecemos Innsbruck, Daniel! Mas é um lugar que queremos conhecer logo! Realmente Koblenz é uma cidade muito simpática e com um povo acolhedor!
Todas são lindas. Faltou Mainz. Mas entre as minhas preferidas está Lucerna com o passeio de barco.
Já passamos por Mainz algumas vezes mas sem a oportunidade de conhecer a cidade. O que você indicaria por lá, Markus? E Lucerna deve ser mesmo fora de série!
Mainz é tipo Koblenz na margem do Reno. O centro histórico é lindo e tem o Guthemberg Museum, aquele da imprensa era de lá. Landesmuseum e a cidade muito bonita.
Lucerna é toda linda. O passeio de barco pelo lago com os Alpes ao fundo é de chorar. Vale a hospedagem em qualquer um dos vilarejos onde o barco para. Depois o passeio no trem panorâmico até Interlaken. Eu fui a Jungfraujogh mas o tempo não ajudou. Suíça é outro mundo. Amei Berna.
É mesmo outro mundo, Marcus. Infelizmente conhecemos muito pouco da Suíça, mas se tudo der certo logo vamos passear muito por lá 🙂
Obrigado pelo comentário e pelas dicas, já anotei Mainz por aqui.
Bruges é sensacional! Vale muito a pena. Quero voltar!
Conheci Koblens e Bruges em minha primeira viagem à Europa em 1992. São cidades lindas e cheias de charme! Lille fui à cerca de quatro anos numa viagem ao sul da França. Linda, aos domingos às lojas expõem suas peças nas ruas. Valem super à pena serem visitaras.
Lille não recomendo.
Bruges é maravilhosa…Voleidam na Holanda é fantástica..
Em Bruges comi uma carne preparada na cerveja muito saborosa. Gostei Muitoooo
Acrescento Madurodaan, tem um parque temático muito interessante. Lá vc encontra todos os pontos turísticos da Holanda em miniatura. Recomendo.
Eu acrescentaria Orebro, na Suécia, com um castelo de 700 anos no centro, um rio que corta a cidade que é bonita em qualquer estação.
Parece muito bonita mesmo, Edinho! Vamos deixar anotado aqui =)
Amamos tanto Brugge, que apenas um ano depois estamos voltando. Dessa vez Lille está no roteiro, como outras cidades do norte francês e da Bélgica.
Não deixem de conhecer Gent. Muito mais bonita que Bruges.
Eu adicionaria Bregenz, na Áustria. Tem uma das vista mais incríveis que eu já vi. Ótimo post!
Tenho uma amiga cuja tataravó era princesa de Lille, por isso conheço de nome 🙂 o restante certamente incluirei nas próximas viagens!
Bregenz parece mesmo muito bonita, Tatiana! Depois nos conte como foram as viagens! 🙂
Passei dois dias em Brugges, que é belíssima. Aproveitei e fui a Ghent, cidade vizinha, que também é muito bela.
Muuuuuuito bela
Monschau pertinho de Aachen vale muito a pena.
Há argemiro na Holanda, também
Queremos muito ir a Monschau, Ester! Nunca ouvimos falar em Argemiro, olhando aqui na internet não consegui encontrar. Você tem mais informações?
eu hein…eu escrevi isso? kkkkk Não…eu quis dizer Haarlem, na Holanda. Dá pra fazer um bate-volta saindo de Amsterdam.
Desculpe a digitação errada.
Ah…gostei muito das postagens
Aí vai uma dica, Bled,Postojma e Portoröz!
Todos na Eslovênia um fim de semana dá pra conhecer bastante!
Muito legal essa dica, Leon! Eslovênia tá nos planos pra 2017, vamos encaixar isso sim!
Bratislava na Eslováquia. Imperdível
Concordo plenamente é um país minusculo mas tem belas cidades. Insira no seu roteiro. E pode complementar com o litoral da Cróacia.
Ljubljana. O melhor sorvete do mundo na Vigô ice cream. Lev Hotel ou Vander. Comida excelente principalmente no Júlia. Bled é sim linda. Dá para ir aí Udine, Veneza e Pula.
Olá!
Conheci Bruges! Encantadora, com arquitetura fantástica! O passeio de charrete é imperdível! A cada espaço de tempo, o condutor pára, alimenta o cavalo, oferece água gentilmente e o afaga!
É uma cidadezinha simpática, agradável e romântica!
Que bacana e experiência que você teve, Luci! Bruges é mesmo encantadora!
Eu estive em Bruges semana passada ! É linda demais ! Eu acrescento a Rota Romântica na Alemanha ! As cidades são lindinhas! Sul da França tem cidades lindíssimas ! Eu amo essas cidades pequenas na Europa!
Sugestões: Venlo, na Holanda, e Rudsheim Am Rhein, na Alemanha. Imperdíveis!!! A conferir…
Venlo é mesmo bem legal mesmo, Artur! Ainda não conhecemos Rudsheim…
Rüdesheim.
Conheço todas essas e nada como Brugges!
Bruges Eh belíssima! Da pra fazer bate e volta por Paris, passa o dia lá e volta no trem início da noite. Eh super rápido!
Vale a pena incluir Annecy, na França, o lago Eh um espetáculo à parte!
Obrigado pelo comentário, Paula! Annecy parece mesmo ser muito linda. E fica perto de Lyon, que ainda queremos conhecer!
Chateau Thierry, Rouen e Avignon….Um sonho em cada uma delas
Daniel, eu adoro cidadezinhas medievais. Aqui vai minha lista das mais fotogênicas que visitei nessa região. // FRANÇA: Honfleur lá no norte, é um portinho perto de Rouen (também muito legal)/ Sarlat lá Canéda, fica na Dordonha, numa região linda que tem aquelas cavernas com pinturas rupestres, castelos, rios, jardins e outras vilas charmosas perto./ Strasburg e Colmar também são legais. ALEMANHA: fiz a rota romântica até Fussen, mas a mais linda é Rothenburg ob den Tauber / Lindau, é uma micro ilha no lago Konstanz. / INGLATERRA: indo para Londres resolvi dormir em Dover para conhecer o castelo e de lá fui de ônibus passar o dia em Rye, um portinho ao sul cheio de história.
Nossa, Viviane! Essa sua lista aí é ouro! Com certeza vamos colocar esses lugares em nossa lista! Quem sabe um dia a gente consegue visitar todos! 🙂
Muito bacanas as dicas. Na Alemanha, além de Koblenz estive em Ulm e Heidelberg, recomendo tanto pelos passeios e a vista como pela comida!
É mesmo, Patrícia! Heidelberg é muito linda e tem boa comida! Ainda não fomos pra Ulm.
Perto de Koblenz tem um castelinho lindíssimo:
Uma boa forma de conhecer as cidades da Bélgica , é ficar hospedado em Bruxelas, e ir de trem a Bruges, Gante e Antuérpia. Fiz esse trajeto em Maio do ano passado passado, e foi muito bom, pois é rápido e barato, sobrando tempo suficiente para conhecer as cidades com tranquilidade. Recomendo todas, com muita história e charme.
Você recomendaria, então, um bate-volta Anderson?
Sim, dá para fazer bate volta de Bruxelas para Bruges, bem como para Gant e Antuérpia. Uma cidade a cada dia.
Legal, Alcyra! Obrigado pelas dicas!
Eu fiz diferente! Sai de Paris bem cedo, passei o dia em Bruxelas e fui dormir em Bruges! Foi muito bom!
Boa ideia também, Gabrielle!
Adorei as sugestões!
Uma dica: Innsbruck – Áustria. Cidade linda demais!!!
realmente… fui no verão. apaixonante, fuquei impressionada com a beleza fis lagos.
Faltou incluir Hallstatt (Áustria) nessa lista. A cidade é fantástica!
Obrigado pela lista. Já estive em várias destas cidades e achei o trajeto proposto bastante interessante. Mas é importante frisar que não vale a pena ficar em nenhuma destas cidade (exceto Bruges, talvez) por mais de um dia – em alguns casos, uma manhã -, a não ser que o objetivo do viajante seja fazer ecoturismo ou algo semelhante. Isso porque estas cidades são relativamente pequenas e não têm muito a oferecer, além de uma ou duas praças ou vistas deslumbrantes que fazem a viagem de ida e volta, no mesmo dia, de uma cidade grande valer a pena. E mais uma observação: não é verdade que Koblenz seja desconhecida da maioria dos alemães. Trata-se de uma cidade bastante grande para os padrões alemães (mais de 100.000 habitantes) e historicamente importantíssima, além de ser a principal atração da popularíssima rota do passeio turístico de navio pelo rio Reno (uma das cinco atrações turísticas mais populares da Alemanha). Assim, provavelmente todos os alemães (ou 99,5%) já ao menos ouviram falar de Koblenz.
Oi, David. Tudo bem?
Obrigado pelas dicas! Realmente os destinos são pequenos e não requerem muito tempo para conhecer quase tudo.
Bruges merece dois dias. Pelo menos no verão. Tempo para visitar igrejas e prédios,passear de barco, comer waffles, tomar cerveja vendo o povo passar… Já fui 2 vezes e iria outra vez.
Não deixem de ir a Halistat e’ lindíssima e’ um contos de fada mesmo!
Brugges é maravilhosa ,amei
BE- Bruges é bem famosa. O segredo é Gent. 🙂
DE- Tente Monshau 🙂
Valeu, Leandro! 🙂
Monschau está nos nossos planos pra 2017!
Fui para Zaanse Schans, não dá nem 1 horinha de Amsterdam de ônibus! Coisa linda demais!
Linda demais mesmo, Jaqueline!
Estive em Zaandam e Bruges em junho de 2016. Lugares lindos, pretendo voltar assim que tiver oportunidade.
Que tal voltar no inverno, Ivone? É uma experiência diferente, mas muito legal!
Bruges é conhecidíssima e linda, todos que conheço já foram.
Sim, a bela Aachen, umas vezes.
Quedlinburg, Bacharach e Rothenburg ob der Tauber, três cidades alemãs que poderiam estar nesse bom roteiro.
Valeu pelas dicas, Eduardo! 🙂
Rothenburg ob der Tauber é lindinha demais! Super fotogênica!
Conheci Brugges em 1 dia..estava em Paris e o pessoal do hotel nao recomendou Lille..pelo contrario…disseram q apesar de ser mais proxima q Brugges..n valia a pena…cidade ruim..pense agora o meu arrependimento? Valeu pelas suas dicas.Amei
Que pena, Deta! Mas quem sabe na próxima viagem você inclui Lille no roteiro! =)
Mais espetacular do que Brugges e Lille e quase jamais mencionada em websites no Brasil é a cidade de GENT.
Gent é a mais linda cidade belga.
Igualmente com os seus pequenos canais – tal como Brugges – Gent (GAND em francês), é muita mais viva, é uma cidade tipicamente universitária mas, ao mesmo tempo, muito importante economicamente por conta do porto que possui.
Entre Bruxelas e Brugges, no mesmo ramal ferroviário, fica a dica imperdivel para a próxima viagem à Bélgica!
Obrigado, Paulo! Vamos colocar na nossa lista de viagens! Quem sabe conseguimos conhecer ainda em 2017!
Estarei em Bruxelas entre 26 Jun a 01 julho. Sei q é verão, mas estará frio ? Penso em ir no dia 27 a Amsterdam é voltar fim da tarde. No outro dia quero ir a Luxemburgo e voltar fim tarde. Dia 29 ir cidade mais próxima da Alemanha e voltar fim tarde. E os outros dias curtir Bruxelas e agora brugges. Concorda ? Acha q vou aguentar fazer este ida e volta todo dia ? Aconselha isto ? Tb vou descer e partir de charleroi. É ruim ? Tenho pouca grana e pouco tempo. Já comprei estada no hotel em Bruxelas. Obrigado.
Que viagem, Sergio! Bom, vamos pelo começo:
Frio ou calor? Não dá pra cravar certinho, aquela é uma região que venta muito e é fácil de virar o tempo.
Bate-voltas
Acho que o melhor seria evitar fazer bate-volta todo dia, porque com possíveis atrasos no transporte e tal, você pode acabar ficando muito cansado e não aproveitando.
Os lugares que você vai visitar não são exatamente os mais em conta para visitar, mas um pouco afastado do centro, pode acabar conseguindo acomodações bem em conta. Em Luxemburgo, por exemplo, próximo da estacão central há hotéis e hostels mais em conta do que nas áreas mais turísticas da cidade. Boa viagem! Abs
Lille também achei que não vale a pena. Bruges vale muito a pena. Mas o roteiro de Bruxelas tem que incluir Lille, Bruges Gent Antuérpia e Luxemburgo. Mas fora chocolate e cerveja a comida é ruim.
inclui aí Regensburg. Lindíssima
Pois é, Maria! Regensburg parece bonita também, mas ainda não tivemos a oportunidade de conhecer. Iremos com certeza!
Tô vendo que não conheço nada. Gostei das dicas. Conheço Bruges e adorei. Abraço. Cleo.
Quanto mais a gente viaja, mais destinos aparecem, Cleo! Que legal que gostou das dicas! Abs
Quanto mais a gente viaja, mais destinos aparecem, Cleo! Que legal que gostou das dicas! Abs
Lembrar que na catedral de Bruges tem um Madonna de Michelângelo, a única fora da Itália pelo que dizem. Na Holanda vale ir até Giethoorn, onde se circula de barco.
Que legais suas dicas, Alceu! Giethoorn parece mesmo muito bonita, nunca tinha ouvido falar nesse lugar. Abs
Estive em ZANNDAN e Bruges e me senti dentro de um livro infantil que ao fechar me senti num lindo cartão postal. Os patos soltos no solo verde Q cerca os moinhos e os castelos medievais de Bruges, a arquitetura muito conservada…. Um sonho vivido.
Que bacana a experiência que você teve, Belkiss! =) As duas cidades são mesmo encantadoras.
As dicas são boas, mas longe de serem cidades de que o público em geral nunca tenha ouvido falar. Brugges é muito conhecida, tem até filme rodado lá. Aachen é onde está o túmulo do Carlos Magno, e Koblenz faz parte do roteiro de barco, bem conhecido, pelo Reno.
Antuerpia é uma cidade encantadora. Vale a pena conhecer!
Está nos nossos planos, Maria! =)
Olá
Gostaria de saber qual a melhor maneira para ir de Berlim até Warnemunder de onde partem os cruzeiros no Mar Báltico.
Depois, desta cidade até Praga.
Obrigado
Oi, Jacques. Tudo bem? Warnemünde é como se fosse um bairro de Rostock. A melhor maneira de chegar lá é pegar um trem na estacão central de Berlim (Berlin Hbf) e parar em Rostock Hbf. Lá, existe um metrô rápido (S-Bahn) que liga você até Warnemünde Werft. É o S3 e leva em torno de 20 minutos para chegar lá.
Pra ir de Rostock até Praga, quase todas as conexões passam por Berlim (algumas fazem Rostock – Büchen – Büchen – Praga). O problema é que o tempo de espera entre uma conexão e outra é grande e a viagem toda pode acabar levando 8 horas na melhor das hipóteses. Se eu puder dar um pitaco, minha sugestão seria que você parasse em Berlim na volta e ficasse um ou dois dias por lá antes de ir pra Praga =)
A mais bela na minha opinião é Brugges..tive oportunidade de conhece-la muito bem no inverno e no verão…e tem praticamente três anos que a visito..Não canso de achar novidades e belezas. A Basílica do Sangue Sagrado é linda ….Uma cidade ímpar, encantadora com muita história para contar. E não podemos deixar a culinária de lado….Moules e batatas ….chocolates…waffles (gofres)..são de babar…
Agora Daniel eu incluiria Strasbourg na região da Alsácia ..Também lindissíma….
Bem lembrado! Ainda não tivemos a oportunidade de conhecer Estrasburgo, mas amigos que estiveram lá nos mostraram fotos lindíssimas. É, com certeza, um bom destino para conhecer em um fim de semana. Abraço
Não deixem tb de conhecer Lucerna na Suíça,a 40 minutos da capital
Olá. Sugestão para parar de maltratar o português : 7 cidades que vc nunca ouviu falar está errado. O certo seria 7 cidades de que (ou das quais) vc nunca ouviu falar.
Olá, V. Tudo bem? Obrigado pelo seu comentário… Tentamos deixar o título o mais coloquial possível. De nenhuma maneira tivemos a intenção de judiar do nosso idioma belo idioma. Foi mal se causamos alguma má impressão =)
Conheci Bruges e Aachen. Esta ultima transpira Carlos Magno. Tem atė o seu trono! Os franceses chamam-na de Axe la Chapelle.
Antuérpia uma excelente indicação!
Também está na lista, Edilene! Vai faltar dia pra tanta viagem em 2017 haha
Visitei Zaandam – Holanda e Bruges – Bélgica. São encantadores e de fácil acesso. Vale muitíssimo conhecer! São paisagens inesquecíveis.
São mesmo! Como fomos no inverno, os canais congelados foram o que mais me impressionou!
Adorei sua sugestão….Dessas cidades citadas por você só conheço Bruges,onde estive por duas vezes…Como fazer para seguir esse roteiro? Através de uma agência de turismo?Desde já agradeço as possíveis informações.
Olá, Ana Maria! Obrigado pelo comentário! Então, o conselho que eu daria seria mesmo alugar carro, porque, como as cidades são pequenas, dificilmente existiriam conexões de trem diretas ou semi-diretas para estes destinos, e levaria muito tempo para que você percorresse tais distâncias. Com um carro seria muito mais rápido. Sobre agências de viagem, não conheço nenhuma que faça este trajeto específico.
Olá sou agente de viagens e recomendo aluguel de carro…São cidades próximas de fácil acesso e lindas à noite. Então vale a pena pernoitar…Tem algumas agências e operadoras que podem fazer os pacotes, mas a grande maioria sem pernoite….Viajar é desfrutar o máximo possível pois nunca sabemos quando poderemos retornar…..
Concordo contigo, Daniela!
Adorei o roteiro! Moro na Holanda e adoro descobrir essas cidades maravilhosas que ninguém conhece. Minha última descoberta foi Dijon, recomendo!
Dijon parece bem bonita também! Valeu pela dica, Fernanda!
Boa tarde Daniel;
vc mora na Europa? O q vc faz por aí para poder viajar tanto??? Gostaria de viajar assim também. Tem alguma dica
Moro, sim, Pedro. Uma das principais dicas é ser flexível quanto a datas e destinos. Aqui no blog mesmo a gente já mostrou empresas baratas para voar na Europa e como economizar na hora de escolher um hotel para se hospedar. Quem sabe esses posts já sejam uma primeira ajuda para você.
Abs,
Parece bem interessante, dessas cidades só conheço Bruges que uma cidade muito charmosa, fantástica, ótima para comprar chocolate e comer uma Carbonara Flamenca , hummm! encantadora cidade Belga!
Fiquei curioso para experimentar essa carbonara também, Eriberto! Abs
Estive em Bruges e Lille em 2013, Realmente são maravilhosas! Mas a minha sugestão de cidades muito, mas muito charmosas, lindinhas e acolhedoras estão na Eslovênia, um pequeno país que vale demais a pena ser descoberto!
Verdade, Vaneska! Eslovênia está na nossa lista pra 2017, um sonho! =)
Estive na Eslovênia em agosto de 2016. Lugares maravilhosos, povo receptivo, comida ótima. Um país ainda não tão visitado, mas que merece ser apresentado aos apaixonados por viagem.
Alguma dica especial da Eslovênia, Elaine? Está na nossa lista de 2017!
Visitar a caverna, o castelo Predjama, a capital Liubliana e ficar hospedado na beira do lado Bled!! Incrível!!
Pode contactar comigo para Eslovênia. Moro aqui;) um país lindo mesmo😀
Que legal, Nusa! Estamos planejando para o verão!
Gostei muito das sugestões, já estive em Bruges, é muito linda, vale a pena, vamos planejar as outras!
Bora planejar cada vez mais viagens!
Reginaldo Morars, provávelmente esse instrumento que você ouviu se chama Cor des Alpes, Alpenhorn em alemão.
Legais as dicas! Mas vem cá.. Bruges não é desconhecida. Tem mais brasileiro que belga lá hein!
Oi, Vanessa. Tudo bem? Bruges já é bem conhecida mesmo, mas a Bélgica, de maneira geral, é um pouco fora da rota da maioria dos brasileiros que vem para Europa pela primeira ou segunda vez. Mas, realmente, tem muitos brasileiros por lá. 🙂
Muito bacana esse post, eu também adoro sair do roteiro das cidades turísticas e procurar essas pequenas e charmosas cidades que ainda estão longe dos olhos dos turistas.
Também tenho um blog, Passaporte com Pimenta, lá eu conto sobre algumas dessas cidades da Espanha e da França 😉
Oi, Mayte! Que bom que gostou do post!
É muito legal mesmo procurar por destinos nem tão conhecidos assim e descobrir coisas novas a cada parada!
Daniel, adorei!! Com certeza são sugestões para colocar na agenda e planejar viagem. Mas, posso dizer? Vc foi injusto com Antuérpia, na Bélgica.
Promete pra gente que você vai falar um dia sobre essa cidade charmosíssima? Eu queria saber de você sobre os preços e roteiros. 🙂
Beijos e parabéns!!
Oi, Sirlene! Tudo bem? Que bom que gostou das dicas!
Ok, prometo! Ano que vem vamos programar uma viagem para Antuérpia e vamos contar tudo aqui! =D
Obrigado pela mensagem!
Preços e roteiros de quais lugares você gostaria de saber?
Faltou Luxemburgo nesta lista! Mas as dicas são ótimas
Oi, Marco! Tudo bem? Verdade, Luxemburgo também é uma obrigação! Aqui a gente falou um pouquinho de Luxemburgo aqui.
Oi Daniel. Post interessante mas que inicia com um erro grave: “Pequena no mapa se comparada ao Brasil”… Na verdade a Europa tem 10,2 milhões de km2 e o Brasil tem apenas 8,5 milhoes. Em termos de população a Europa tem 738 milhões de habitantes contra 206 milhões no Brasil. Maior do que parece, não? Deve ser da facilidade de deslocação…Fica a dica. Abraços e boas viagens!
Oi, Fernando. Tudo bem? Obrigado pelo seu comentário.
Na verdade, a comparação em relação ao tamanho da Europa era estritamente geográfica e compara o tamanho do continente europeu (sem a Rússia) com o Brasil. A ideia não era comparar em termos de população. Pedimos desculpas se não tinha ficado claro. Abraço
Acabei de colocar Kettwig no roteiro! Estarei por lá em janeiro, em Düsseldorf 🙂
E Bruges, não pode esquecer de mencionar o maravilhoso festival de cerveja, BruggsBier, no primeiro fim de semana de fevereiro. Mais de 300 tipos diferentes de cerveja. Delicia demais!
Que legal, Bibiana! Você não vai se arrepender de colocar Kettwig no roteiro de sua viagem! E Düsseldorf também tem seus encantos e atividades inusitadas, como o Safári de Cerveja, que a gente já fez e contou como foi aqui: https://www.viagem0800.com.br/conheca-o-safari-de-cerveja-que-atrai-turistas-na-alemanha/
E boa viagem! 🙂
Adorei as dicas! Bruges eu já conheço, é uma cidade apaixonante, super recomendo!! Lili conheço mtos estudantes que moraram lá e adoraram também.
As outras já coloquei na lista 🙂
E garanto que todas as outras valem a pena também, Patrícia! 🙂
Conheci Koblenz numa viagem de Frankfurt a Amsterdam de trem. Cidade acolhedora e de paisagens maravilhosas. O passeio de teleférico é imperdivel. Ver os tetos gramados na fortaleza também. Aos domingos tem uma demonstração de música regional onde quatro músicos sopram uma espécie de cachimbo que vai até o chão. Um som único.
Que legal saber da sua experiência, Reginaldo! Koblenz é realmente muito bonita mesmo, todo mundo passeando pela área deveria conhecer.
Adorei as dicas. De todas as cidades citadas, somente Bruges já estava em minha lista para visitar. Mas, como eu e Gu adoramos cidades que fogem do tradicional por assim dizer hehehehe com certeza vamos adorar explorar essas cidades também 🙂
Que legal, Carol! Tomara que todas elas tenham entrado pra lista =P É realmente surpreendente ver que até os lugares menores e desconhecidos, como Koblenz, tem coisas muito legais pra ver.
Vale a pena incluir nessa lista Oberammergau, cidade linda na Baviera, sul da Alemanha.
Parece muito bonita mesmo, Suzana. Com certeza gostaríamos de conhecer.