A experiência na maior geral do mundo em um jogo do Borussia Dortmund

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

Uma das acústicas mais favoráveis do estádio, um grupo de torcedores inflamados comandando os cantos da torcida e bandeiras agitadas fazem da Gelbe Wand – ou parede amarela – o auto-falante do Signal-Iduna Park, o estádio do Borussia Dortmund.

Estamos em um mar amarelo de gente em pé, na parte de trás do gol. É a maior geral do mundo.

Ali, cabem quase 25 mil pessoas. Outras 57 mil pessoas completam a arquibancada, somando, ao todo, 82 mil pessoas.

torcedor do borussia dortmund xinga durante partida do clube

Alguns torcedores se exaltam um pouquinho, como você pode ver na foto

O lugar desconfortável – todos assistem ao jogo em pé-, não desanima nem os mais velhos. A geral do Dortmund é o lugar mais concorrido na já difícil luta por ingressos para uma partida do clube. É praticamente impossível conseguir entradas sem ser sócio do time.


Que tal fazer o tour do estádio do BVB?

Conheça o Museu do Futebol na Alemanha


O estádio se impõe mais que o time e amedronta adversários por si só. A diferença entre a torcida do Borussia e a de outras equipes é notável. É a primeira torcida que se assemelha com as brasileiras no quesito fazer barulho o jogo inteiro.

É óbvio que a turma do amendoim, assim como nos estádios do Brasil, fica sentada reclamando quando aquele zagueiro erra um passe curto, mas o povo que está de pé não para um minuto.

parte de trás da arquibancada do estádio do borussia dortmund

Em jogos da Champions League, o Borussia precisa colocar cadeiras ali e a capacidade de público despenca no bloco da parede amarela. Mesmo assim o povo não senta.

Eu já tinha ido ao Westfalen Stadion (nome original) no tour do estádio e em alguns jogos da Bundesliga, Copa da Alemanha e até Europa League, mas nunca em uma partida da Champions League e muito menos com um lugar da Gelbe Wand.

torcida do borussia dortmund com bandeiras no westfalen stadion

Consegui arrastar a Tati pela primeira vez para o BVB! Como eu gosto até de jogo da Segunda divisão da Bundesliga e me divertia cobrindo jogos do Operário de Ponta Grossa pela Série D do Brasileiro, resolvi perguntar a ela sobre a experiência, já que a minha opinião você provavelmente consegue adivinhar.

“Na comparação com um jogo do Bochum, que era a minha experiência mais recente em jogo de futebol aqui pela Alemanha, a participação da torcida é muito maior, a empolgação e energia dos líderes da torcida é tanta que até dá medo de não acompanhar. A animação da torcida é tão massa que, mesmo que o jogo esteja ruim, o espetáculo não foca chato”.

Em competições da UEFA, no entanto, cadeiras são colocadas no local e a capacidade diminui consideravelmente

Vazia, a parede amarela fica assim!

Viu só, impressiona a todos!

O jogo que vimos foi um 1 a 1 contra o Apoel, do Chipre, que prejudicou o Dortmund na tabela e comprometeu a equipe para o resto da Champions.

Mesmo com o resultado ruim, a torcida aplaudiu de pé os jogadores. E a gente aplaudiu a torcida.

E mais:

Vale a pena assistir a um jogo de futebol na Europa?

Você Também Pode Se Interessar Por:

2 Comentários
  1. Monique

    O texto não traz sobre como consegui o ingresso, já que “é impossível para não sócios”. Poderia explicar como conseguiu?

    Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.