A atmosfera é a mesma de um Copacabana Palace frequentado por Heleno de Freitas no auge de sua carreira pelo Botafogo e de diversas personalidades cariocas nos anos 40 ou de um episódio de Madmen. Atrás do balcão está um homem de camisa, avental, gravata borboleta e um cabelo milimetricamente dividido ao meio.
A luz baixa, poltronas de couro e fotos em preto e branco na parede completam o ar meio misterioso de um local que poderia ser a sede de reuniões da máfia ou a caverna do Batman.
Além de tudo isso, tem o seguinte: ele fica escondido, dentro de uma passagem secreta.
O cenário, que poderia ter saído dos livros de Agatha Christie ou de Sir Arthur Conan Doyle, é real. O objeto em questão é o Michalska Cocktail Room, um dos melhores bares de coquetel de Bratislava, a capital da Eslováquia.
Só ficamos sabendo desse bar porque um colega o indicou. Como os coquetéis também tinham sido elogiados, resolvemos sair em busca do Michalska para ver como era a experiência de visitar um bar escondido.
O bar fica dentro de um outro restaurante no centro da cidade. Chegando lá, é preciso subir as escadas para os banheiros e entrar em um guarda-roupas.
Sim, bem Nárnia! A porta do guarda-roupas dá para outra porta. Ao entrar, um garçom já se prontificou em nos atender e nos mostrar os lugares disponíveis para o nosso grupo.
Uma das coisas mais legais e que dá esse clima de O Poderoso Chefão é que o bar não possui mesas e cadeiras comuns, mas sim diversas poltronas e mesinhas de centro.
O atendimento, aliás, é fantástico. Como muitos coquetéis são originais, quem trabalha por lá dá as dicas de acordo com o gosto de cada cliente. E água sem gás e sempre servida gratuitamente.
Apesar do ambiente mais requintado, não é preciso ir de camisa social ou qualquer outra formalidade. Geralmente as pessoas que fazem os coquetéis são os mais bem vestidos por lá mesmo.
Mas por que um bar escondido?
O Michalska faz uma alusão aos anos 20 e 30 nos EUA, em que a venda e o consumo de álcool ficou completamente proibida e, com isso, surgiram vários bares escondidos em outros estabelecimentos, como barbeiros, teatros ou até mesmo cabines telefônicas.
Esse tipo de bar ficou conhecido como Speakeasy nos Estados Unidos e o costume ainda é popular em cidades como Nova York e Chicago, onde, inclusive, existem mais de 10 bares escondidos (link em inglês).
Onde fica?
Para encontrar o endereço do Michalska é preciso buscar pelo Urban Bistro no google maps. O bistrô fica na Michalská 5, na região mais central para os turistas e locais, onde estão os principais bares e restaurantes.
Chegando lá, suba as escadas em direção ao banheiro e entre a esquerda no guarda-roupa. Algum garçon virá lhe atender e indicar a melhor poltrona para você.
0 comentários