Pra mim, a palavra romantismo não se encaixa em uma cidade grande, mega turística, cheia de prédios, barulhenta e lotada em todo lugar. Sim, não acho Paris nada romântica, embora reconheça o seu charme e o porquê dessa fama toda. Se você compartilha dessa mesma opinião, espero que goste da nossa seleção de cidades perfeitas para uma viagem romântica na Europa.
Cada um à sua maneira, esses lugares me encantaram e cabem muito bem na mesma viagem caso queira.
Os destinos escolhidos do Viagem 0800 ficam em países muito visitados pelos turistas brasileiros, como Alemanha, Bélgica, França e Holanda, mas como a nossa ideia era fugir do óbvio (e da muvuca também), deixamos de lado mega-cidades ou lugares batidos.
Cada um desses destinos fica em uma área que pode ser explorada com mais tempo e calma. Por isso, também dá pra fazer a viagem toda girar em torno de uma cidade só!
Escolha a que mais gostar e aproveite esse momento único com aquela pessoa especial.
Cidades românticas na Europa: das falésias francesas ao vinho alemão
Mainz – Alemanha
Pertinho de Frankfurt e à sombra da super visitada e linda Heidelberg fica a cidade de Mainz, que mesmo entre os turistas alemães não está lá entre as mais populares do país. A capital do estado Renânia-Palatinado merecia estar, no mínimo, entre os destinos mais populares para o turismo na Alemanha.
Mainz e a região ao redor têm um clima e relevo propícios para a produção de vinho, o que tornou a cidade uma das mais importantes no cenário vinicultor alemão, tanto para vinho branco quanto tinto.
Mainz é um lugar romântico porque…
…possui pontos turísticos históricos de uma cidade grande europeia – uma catedral enorme, um centro antigo aconchegante – em um clima de cidade pequena. As ruas de pedra e ruelas fininhas dão um toque especial em qualquer caminhada por seus bairros.
Além disso, provar um bom vinho a dois em um restaurante acolhedor ou direto em uma vinícola da região faz o nível de romantismo da viagem subir uns 10 pontos.
Étretat – França
A costa da França é famosa na Europa inteira. Praias onde a ostentação é tanta que ter um Porsche é o equivalente a ter um Gol bolinha nos anos 2000. É pra lá que os mais abastados vão pegar um sol. Cannes, Mônaco, Marselha, Saint-Tropez são alguns dos lugares mais populares no verão.
Acontece que existe algo além do sul da França, do outro lado do país. Também na costa, só que do Atlântico, está a simpática Étretat, uma cidade pequeníssima, com menos de 2 mil habitantes e somente 4 km de extensão.
Étretat é um lugar romântico porque…
…se você for fora de temporada, vai encontrar hotéis e restaurantes sem muita gente, praticamente exclusivos para vocês. Se for no verão, o lugar não fica tão cheio quanto as praias do sul do país.
Lá, vocês podem subir no alto dos penhascos e admirar as falésias cor de mármore contrastando com um mar azul-turquesa.
Gante (Gent)- Bélgica
Gante (ou Gent, em alemão e holandês) é a minha cidade preferida na Bélgica. E não foi só a cerveja que me convenceu disso. Apesar de reconhecer o romantismo de Bruges, ainda acho que a primeira ganha nesse quesito.
A cidade possui uma área de 35 hectares em que a circulação de carros é proibida. O centro histórico de Gante é coberto de cafés, restaurantes e cervejarias, mas quando faz sol, as pessoas acabam sentadas na beirada dos canais e comem por ali mesmo enquanto jogam conversa fora com os amigos.
Gante é um lugar romântico porque…
…a cidade oferece um combo: as ruas ladrilhadas ficam ainda mais bonitas com a iluminação noturna e são um convite para explorar cada bairro, um passeio de barco nos canais mostra a arquitetura e prédios históricos com uma perspectiva diferente de um free walking tour e uma passada no Holy Food Market (link em inglês) para experimentar alguma delícia gastronômica fecha o pacote com sucesso.
Maastricht – Holanda
Se você olhar o mapa da Holanda meio rapidinho, nem vai perceber que Maastricht está ali. Isto porque a cidade fica espremida entre a Bélgica e a Alemanha. Nessa tripa entre os dois países, no entanto, fica uma cidade romântica, aconchegante e alegre.
Maastricht é a terra do violinista André Rieu e, com muita frequência, recebe concertos da personalidade mais famosa da cidade (só em julho de 2018, ele se apresentou 9 vezes por lá).
Maastricht é um lugar romântico porque…
…é uma mistura de lugar histórico, daqueles que pararam no tempo (no bom sentido), com uma cidade jovem e vibrante. Bares, cafés e restaurantes são a pedida ideal para uma noite romântica, tanto no inverno quanto no verão. No verão, procure uma mesa do lado de fora em algum bar próximo ao het Vrijthof, a praça mais movimentada da cidade.
Se você gostou da ideia, dá pra fazer essa rota toda de carro. Saindo de Mainz, passando por Maastricht, Gante e terminando em Étretat, são 826 km. Que tal? Partiu?
E mais:
0 comentários