Mesmo antes de termos a passagem pro Canadá em mãos, alguns passeios eram coisa certa no nosso planejamento. Assim como a CN Tower, visitar as Cataratas do Niágara era algo que nem precisava de discussão.
Eu já tinha escutado muita coisa diferente sobre as Cataratas: “são mais bonitas que Foz”, “São pequenininhas comparadas a Foz”, “é a mais bonita do mundo”. Então, nada mais justo do que ver com os próprios olhos e fazer a nossa comparação, afinal já estivemos em Foz do Iguaçu e ficamos maravilhados com tudo.
Nós visitamos o lado canadense do Niágara, que fica na cidade de mesmo nome a 1h30 de carro ou 2h de transporte coletivo de Toronto.
Não acho que vale a pena visitar o lado americano se você já tiver ido no canadense. Ao contrário de Foz, em que do lado argentino você vê as quedas de cima, enquanto que do lado brasileiro você vê as cataratas de frente, a experiência nos EUA e Canadá é muito parecida, especialmente para quem fizer o passeio de barco.
A nossa visita às Cataratas do Niágara
Ao todo, são três quedas diferentes: a Canadian Falls (ou Horseshoe Falls), American Falls e Bridal Veil Falls – ou seja: basicamente as quedas americanas, as canadenses e a queda véu da noiva.
Todas elas podem ser observadas de graça do lado canadense, o que achei sensacional. Ao contrário de muitos parques nacionais ou reservas ambientais bem turísticas, não existe uma entrada pro parque, é tudo gratuito.
Poder caminhar pela calçada por uns 500 metros beirando as cataratas e escutando o barulho das quedas é uma experiência ímpar.
É claro que as experiências adicionais são pagas, como andar de barco até o pé da maior cachoeira, fazer tirolesa, poder ver a cachoeira por detrás das quedas.
Niágara em Números
- As Cataratas fornecem a maior parte da energia elétrica do estado de Ontário (Canadá)
- As quedas têm 54 metros de altura no ponto mais alto
- Estima-se que as cataratas surgiram há 12 mil anos
- Dá para cruzar para os EUA por meio de uma ponte com vista para as quedas
- Até 1886, quando a Estátua da Liberdade foi erguida em Nova York, era o cartão postal da América do Norte e o destino mais cobiçado por turistas internacionais
Quanto custa para fazer o passeio de barco no Niágara
O passeio dura em torno de 20 minutos em um barco que fica cheio de gente, mas que ainda garante que todo mundo consegue tirar fotos da cachoeira sem que 30 cabeças apareçam.
Os primeiros barcos saem 9:30 da manhã e os últimos às 20:30 no verão ou 18:30 na baixa temporada. A frequência de barcos é bem alta e dá para comprar ingressos na hora, tanto na fila ou pelo celular, caso você tenha internet.
Apenas uma empresa opera os passeios do lado canadense e, por isso, indicamos comprar os ingressos pela internet para ganhar tempo, pois você já escapa dessa espera (nós compramos enquanto estávamos na fila de quem já tinha ingresso quando vimos o tamanho da espera para quem ainda não tinha nada).
Essas capas de chuva que você vê na foto acima são cortesia da empresa. As vermelhas são de barcos canadenses e as azuis de barcos que partem do lado americano.
Preços:
- Crianças até 2 anos: gratuito
- 3 a 12 anos: 22,75$ canadenses
- Maiores de 12 anos: 32,75$ canadenses
O que mais fazer na cidade de Niágara
Também há diversas atrações às margens das quedas e também no Clifton Hills, uma ladeira bem comprida que parece uma mistura de Vegas com Ciudad Del Este: casinos (muitos deles), restaurantes, lojas, brinquedos para crianças e adultos, como mini-golfe e uma mini montanha-russa.
Skylon Tower
É uma torre de observação que fica de frente para as quedas e oferece uma vista a mais de 200m acima do nível do Niágara. Assim como muitas torres que já vimos por aí, também tem um restaurante para quem quiser deixar uma viagem mais romântica.
Preços:
- $ 17,50 CAD Adultos
- $ 12,75 CAD entre 6 e 12 anos
- Gratuito abaixo de 4 anos
Ingressos podem ser comprados na hora ou também pelo site da Skylon Tower
Niagara Skywheel – roda gigante
Como a Nina sempre quis ir numa roda gigante, resolvemos que lá seria uma boa oportunidade, já que também daria pra ver as cataratas do alto.
E valeu a tentativa. Não só a Nina, como todo mundo gostou da SkyWheel. A vista da cachoeira é muito bonita mesmo. Ao todo, demos umas três voltas na roda gigante e em uma delas, você fica parado bem lá em cima (para a troca de passageiros lá embaixo), o que nos permitiu tirar muitas fotos e fazer muitos vídeos.
As cabines acomodam até 9 pessoas, mas cada grupo vai sozinho, não é preciso dividir com outras famílias ou grupos caso esteja em menos pessoas.
Preços:
- $15 CAD para adultos
- $7 CAD para menores de 12 anos
- Abaixo disso, a entrada é gratuita.
Upside down house – a casa de ponta cabeça
Dentre as atrações fabricadas no Niágara, a casa de ponta cabeça é mais uma opção do que fazer por lá. E não é só por fora que a casa está de ponta cabeça, tudo lá dentro também está invertido.
A entrada é paga e custa 12$ canadenses para adultos e 9$ canadenses para crianças de 4 a 12 anos.
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks