Quase ninguém pensa em Luxemburgo quando planeja uma viagem para Europa. Os primeiros destinos que vêm à cabeça são logo França, Inglaterra, Itália. Nada contra, mas há também alguns países menos conhecidos para os brasileiros que valem uma visita. Luxemburgo é um exemplo. Por isso, escolhemos cinco razões para você não deixar de visitar o Grão Ducado em sua próxima viagem. Confira:
1. Parece o Mini mundo
Se você já visitou o Mini mundo, em Gramado, vai achar a vista da cidade baixa de Luxemburgo a cara da cidade em miniatura.
Como a capital do país se desenvolveu na parte mais baixa do solo, se fechou em muralhas e só no final do século XIX começou a se expandir nas partes mais elevadas do território, o turista que fizer uma foto lá de cima fica realmente com a impressão de que tudo ali é uma miniatura.
2. É uma das sedes da União Europeia
No bairro de Kirchberg ficam os edifícios da União Europeia, entre eles a corte de justiça, a corte de auditores e também a sede secundária do Conselho de Ministros. Kirchberg, aliás, se destaca por ser uma das áreas mais modernas da cidade, abrigando ainda a maior arena esportiva do país, vários bancos (uma das principais forças da economia local) e a Universidade de Luxemburgo, sem falar na filarmônica da cidade.
3. Você NÃO terá problemas com a língua
Cerca de 40% da população do país é composta por portugueses. A maioria migrou pra lá para trabalhar no ramo da construção civil, mas hoje em dia boa parte dos portugueses ou cidadãos locais de origem portuguesa já trabalha em outros setores, como hotéis, restaurantes e mercados.
É sério, é muito comum ouvir o português sendo falado por lá.
4. Rota dos Castelos
Apesar de minúsculo, o país possui muitos castelos. Existe até uma Rota dos Castelos (nome informal para o vale do Eisch), passeio mais indicado pra quem puder passar mais de um ou dois dias no Grão Ducado. No total, são sete deles: Mersch, Schoenfels, Hollenfels, Ansembourg Castle, New Castle of Ansembourg, Septfontaines e o Koerich Castle. O trajeto é bem propagandeado pelos pontos de informação turística como uma trilha de caminhada, mas só aqueles com muito fôlego para se arriscar mesmo nos 37 km da rota.
5. Ótima relação ‘dias de viagem x países a percorrer’
Luxemburgo faz divisa com a Bélgica, França e Alemanha. Como o país é bem pequeno, em um pulo você alcança qualquer um dos vizinhos. Ainda dá pra considerar a Holanda para um bate volta. Quase que escondido no mapa existe um trechinho que pertence à Holanda entre a Alemanha e a Bélgica e ali está Maastricht, uma das cidades mais bonitas do país. Aliás, o trajeto Luxemburgo – Liege (Bélgica) – Maastricht é bem comum pra quem viaja de carro por ali.
Luxemburgo é uma graça mesmo! Vale muito a pena incluir a cidade no roteiro. Acho que um dos destaques é mesmo ver a cidade antiga da parte alta, é realmente impressionante como tudo parece pequeno, uma mini cidade.
É mesmo, Carol! E Luxemburgo ainda tem muito mais. Apesar de ser um mini-país, tem várias outras atrações que não tivemos tempo de visitar. Tem até uma rota de castelos!