6 dicas para viajar para o exterior só falando português

Por Tatiana Olegario

Tatiana Olegario é jornalista e apaixonada por viagens. Em 2011, largou tudo no Brasil, foi realizar o sonho de conhecer um pouco mais do mundo e acabou na Alemanha. Por lá, descobriu que viajar pode ser muito mais simples, barato e desafiador do que pensava. Foi aí que nasceu o Viagem 0800.

Conheço muita gente que sempre sonhou em viajar para o exterior mas morre de medo. Medo da viagem longa. Medo do avião. Medo de ficar sem dinheiro. E tem muita gente que morre de medo por não falar inglês… ou espanhol… ou italiano… ou francês…

É claro que ter alguma noção de outro idioma é sempre uma grande ajuda, mas esse não é o fim do mundo! Pensando nisso, vamos listar aqui 6 dicas para provar que você pode, SIM, passar férias no exterior só com os seus conhecimentos de português!

1. Preparação!

Em primeiro lugar, verifique todas as exigências do país de destino. Pesquise bastante para evitar que você esqueça algum detalhe e acabe se encrencando por causa disso. Por exemplo, para viajar para a Europa, você precisa de um passaporte válido por, no mínimo, 3 meses depois de deixar a região, além de dinheiro suficiente para se manter durante a estadia, e vários outros detalhes. Esteja sempre com todos os comprovantes na sua mala de mão, o que facilita muito caso façam alguma pergunta no momento da imigração no aeroporto.

2. Estude o destino

Essa dica é essencial… Prepare todos os detalhes da sua viagem com muito cuidado. Leia bastante sobre o destino para que você se sinta familiarizado com o comportamento e costumes do local. Você precisa ter uma ideia do que deve esperar, de como as coisas vão se parecer. Um exemplo: na Alemanha, não existe nenhum tipo de catraca ou controle fixo para o transporte coletivo. Mesmo assim, você precisa comprar o ticket, especialmente porque vira-e-mexe alguns funcionários entram no trem ou ônibus disfarçados e exigem os bilhetes. Se você não tiver lido sobre esses detalhes antes, pode acabar sendo pego de surpresa!

3. Cartões de ajuda

Por mais preparado que você esteja, algumas situações mais complicadas podem acontecer. Você pode precisar muito ir ao banheiro ou estar perdido em algum lugar. Para estar preparado para esse tipo de situação, minha dica é: prepare alguns cartões com algumas palavras ou frases básicas, do tipo, estou perdido, onde fica o banheiro, eu não falo inglês e por aí vai… Escreva o cartão em inglês, em português e como a pronúncia do inglês soa para você. Não faça frases muito complicadas e tente criar a maior variedade possível.

4. Tradutor

Um dicionário (só em último caso) ou um tradutor online pode ser muito útil em situações que você estiver lendo alguma informação. Nestes casos, o seu cartãozinho de ajuda não vai ser suficiente, já que você não pode prever tudo o que vai encontrar durante a viagem. Você vai lembrar do que eu estou falando agora quando você estiver em um restaurante ou bar e quiser saber o que está prestes a comer, por exemplo. PS: Só use em casos realmente necessários, não tente usar isso para aprender inglês durante a viagem, porque não vai dar certo.

5. Sem timidez

Não ter vergonha é a chave para evitar problemas viajando sem outros idiomas. Faça mímica, tente falar português um pouco devagar ou até mesmo desenhe em último caso. Além disso, se você vir algum brasileiro ou português por perto, tente pedir uma ajudinha, com certeza, a maioria das pessoas vai dar uma força. E o mais importante de tudo, não tenha vergonha de dizer que não entendeu! Melhor pedir para a pessoa explicar várias vezes, do que acabar se complicando por timidez.

Além disso, no momento da imigração, se você tiver alguma dúvida ou medo, tente falar com algum passageiro ou comissário de bordo… alguém poderá ajudar.

6. Ajuda oficial

Quando estiver saindo do seu hotel, tente falar com o pessoal da recepção. Normalmente, eles estão bem preparados e dispostos a ajudar. Se precisar de suporte quando estiver passeando pela cidade, você sempre pode contar com os pontos de informação turística… procure pelos símbolos com a letra “i” espalhados pela cidade, eles vão encontrar uma maneira de lhe mostrar o melhor caminho.

Antes de embarcar, tenha certeza de que você está levando as informações de contato da embaixada brasileira no país de destino. Caso aconteça algum problema, é sempre importante poder contar com uma ajuda capacitada. Estou torcendo para que tudo corra bem, mas é sempre bom estar preparado!

Você Também Pode Se Interessar Por:

5 Comentários
  1. Alex Azevedo

    Sanou muitas das minhas dúvidas,obrigado

    Responder
  2. MAURICIO JOSE RIVERO WANDERLEY

    Este site contem muitas informações interessantes e valiosas para quem pretende viajar para á Alemanha.

    Responder
  3. Fidelis A Paula

    MUITO BOM

    Responder
  4. Luís Correia do Piauí

    Muito bom, foi bem descrito

    Responder
    • vicente fiorelli

      É verdade, acabamos de voltar da Suiça. Com calma, numa pergunta na recepção do hotel, resolvemos vários roteiros, passamos pelo de Zurique, fomos ao Museu da Fifa, etc.
      Em Berna e Lucerna, com jeitinho brasileiro fomos recepcionados com carinho.
      Em Vevey, ficamos à vontade.
      Viagem sensacional.

      Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.