O estádio de São Petersburgo é um dos mais bonitos dos que foram utilizados na Copa da Rússia. Tanto a construção em si quanto a paisagem em volta fazem do lugar um verdadeiro ponto turístico da cidade mesmo para quem não gosta de futebol. Assistir a uma partida ali foi uma experiência incrível e, neste post, espero ser convincente o suficiente para que você inclua uma visita a ele quando estiver na cidade mais europeia da Rússia.
Estivemos lá justamente na Copa do Mundo, para ver Brasil e Costa Rica. Além da emoção de ver um jogo da Seleção em um mundial, a viagem valeu muito a pena para conhecer a estrutura do Krestovsky Stadium – conhecido como Zenit Arena.
Como o nome já diz, ali joga o Zenit São Petersburgo, time que ficou muito famoso no Brasil quando levou o brasileiro Hulk (não tão incrível como o personagem da Marvel) para jogar lá em 2012. É um dos principais times do país e geralmente aparece em uma das duas ligas europeias.
Obra da Copa – a mais cara de todas
A obra atrasou 11 anos, mas ficou pronta para a Copa do Mundo de 2018. A construção é tida como a mais cara da história de um estádio; especula-se que o valor total após várias mudanças de planos seja de 1,5 bilhões de dólares.
O planejamento inicial era que a construção durasse de 2007 a 2008, mas muitas idas e vindas atrapalharam os planos originais.
O design inicial era assinado pelo arquiteto japonês Kurukawa, que propôs uma releitura do Toyota Stadium, no Japão e ganhou a concessão para seguir adiante. Um dos primeiro problemas foi que o próprio Kurukawa acabou falecendo durante o período inicial da construção e o projeto acabou modificado algumas vezes depois disso.
Além disso, a Gazprom – maior empresa de energia do país – iria financiar a obra de início, mas acabou saindo fora da jogada em 2009, deixando o projeto nas mãos da cidade de Sao Petersburgo.
Logo depois, em 2010, a Rússia ganhou a candidatura para sediar a Copa de 2018, o que significaria que a capacidade do estádio precisaria der aumentada de 40 mil espectadores para em torno de 70 mil (hoje, cabem 68 mil torcedores na Arena).
Teto retrátil, escada rolante e vista para o Mar Báltico
Hoje Gazprom Arena (pois é, vai entender), o estádio do Zenit é um dos maiores e mais modernos da Rússia.
A arena está localizada na Krestovsky Island, fazendo frente para o Mar Báltico. A ilha é um bairro residencial da cidade não muito longe do centro: 30 minutos de metrô, mas é bom contar com mais uns 15-20 minutos para o trajeto até o estádio, já que a estação não fica colada nos portões de entrada.
O estádio é super moderno, tem um teto retrátil e até escada rolante para chegar ao andar superior! Mesmo com o telhado aberto, a área com arquibancadas é bem coberta em caso de chuva. Só não dá mesmo para escapar do frio se a sua visita for em uma época próxima do pesado inverno russo.
É tanta modernidade que o gramado também pode ser retirado (ou deveria dizer deslizado?) do estádio por um motor elétrico que conta com nada menos que 394 rodas. Desse jeito, a arena pode receber shows, por exemplo, sem prejudicar o campo.
A agência nacional de notícias da Rússia, Tass, inclusive, bolou um infográfico interativo com detalhes riquíssimos da construção do estádio que ficou super legal.
Como chegar, como visitar e como comprar ingresso para jogos no estádio do Zenit
O site do Zenit tem uma área bem útil com diversos meios de transporte para se chegar no estádio, com mapas interativos do trajeto caso você se desloque de metrô ou táxi, por exemplo.
Para quem vai de metrô, existem duas opções de estação para descer: a Krestovsky ostrov, que fica já no bairro-lha do estádio, e a Begovaya, que fica fora da ilha, mas que é acessível por meio de uma ponto e relativamente mais perto da arena.
Compra de ingresso: pode ser feita por meio do próprio site do Zenit, inclusive tendo uma visão geral completa do estádio, oferecendo a oportunidade de selecionar o lugar exato em que quiser se sentar.
Tour no estádio: o rolê pela arena do Zenit faz o basicão de um tour de estádio, passando pelo gramado, vestiários, túnel de entrada, etc. O grande diferencial, porém, é uma parada estratégica do 7° andar com uma vista panorâmica para a cidade. No momento, no entanto, os tours não estão sendo oferecidos. Vale ficar de olho neste link para estar 100% atualizado antes de ir.
E você, já visitou algum estádio na Rússia? Indicaria mais algum pra gente?
0 comentários