Como e por que visitar a fábrica da Guinness em Dublin

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

Se você gosta de cerveja, já deve ter pelo menos ouvido falar na Guinness. Se você já foi para a Irlanda, é muito provável que já tenha pelo menos experimentado. Essa cerveja meio marrom tem história pra dar e vender e os marqueteiros da empresa souberam tirar proveito disso de uma forma fenomenal. Hoje em dia existe um roteiro para visitar a fábrica da Guinness, no coração de Dublim!

barris de cerveja da Guinness na fábrica da cerveja em Dublim

Guinness Storehouse – Foto: Viagem 0800

Várias cervejarias fazem tours pelas suas fábricas, mas a Guinness Experience é um roteiro completo para aqueles que apreciam pelo menos um pouquinho da bebida.

Guinness Storehouse - Foto: Viagem 0800

Pra se ter uma ideia do dinheiro que a Guinness faz apenas com visitas à fábrica, calcule 1, 2 milhões de visitantes (é a atração turística mais popular do país) por ano pagam no mínimo o equivalente a R$ 45 cada… …Isso dá uns R$ 54 milhões.

entrada da fábrica de cdrveja da Guinness em Dublim

Guinness Storehouse – Foto: Viagem 0800

Só no dia em que estivemos na Guinness Storehouse, quase 6 mil pessoas haviam estado lá. Isso já dá uma ideia de como estava cheio por lá, o que realmente pode ser um pequeno problema se você quiser parar com calma em cada pedaço do passeio.

garrafas antigas da Guinness na Guinness Storehouse em dublim

Guinness Storehouse – Foto: Viagem 0800

O prédio tem uns sete andares, que conta desde a história de Arthur Guinness (o criador da bera), passando pelo processo de fabricação da cerveja e termina numa torre panorâmica em que cada visitante tem o direito de tomar uma Pint (unidade de medida inglesa que corresponde a meio litro).

vista do alto do prédio da guiness em dublim

Guinness Storehouse – Viagem 0800

A vista lá de cima vale a visita, mas existe também uma opção de tirar a própria cerveja do barril e ganhar um certificado de “servidor apto da Guinness” num outro andar. Na minha opinião isso não vale a pena, uma vez que existem alguns pubs da cidade em que os clientes podem servir sua própria cerveja direto do barril.

rua em frente à fábrica da guinness, em dublim

Guinness Storehouse – Viagem 0800

Algumas curiosidades sobre a cerveja que ficamos sabendo na visita é que Arthur Guinness não tinhá um terreno para instalar a fábrica e arrendou uma parte gigante de terra por 9 mil anos. O contrato, pra quem precisar de provas, está lá na fábrica. Isso sim é que era otimismo de que o negócio iria pra frente, né?!

Contrato de arrendamento do terreno da Guinness

Contrato de arrendamento do terreno da Guinness – Foto: Viagem 0800

Além disso, a cerveja tem uma cor um pouco bem mais escura do que as cervejas normais porque uma porção da cevada é torrada durante o processo de fabricação e que a levedura (componente da cerveja) é tão importante para eles que a fábrica mantém uma porção em um cofre para que no caso de um Armagedom cervejeiro eles tenham como recuperar a levedura sagrada.

Guinness Storehouse - Viagem 0800

Guinness Storehouse – Viagem 0800

Valores

Se comprados online, os ingressos da Guiness Storehouse saem 10% mais em conta.

Como ir

De Tram, o melhor modo é parar na St. James Hospital e caminhar uns cinco minutinhos.

Horário de funcionamento

Das 9h30 até às 17h (em julho e agosto até às 19h)

Dica

Assista o pôr-do-sol do Sky Bar (se não estiver chovendo, é claro)!  =)

Rota na Europa para apaixonados por cerveja

Você Também Pode Se Interessar Por:

3 Comentários
  1. Johnnie Lustoza

    Esse lugar é muito legal. Tomar uma Guinness no Gravity Bar não tem preço.

    Responder
  2. Viagem e Férias

    Um dos lugares mais turísticos de Dublin é a Há’penny Bridge. Trata-se de uma ponte que atravessa o rio Liffey, o mais famoso da cidade. Localizada bem no centro da cidade, a Há’penny foi a primeira travessia construída para pedestres.
    Prédios medievais, castelos e pubs se unem e formam uma mistura exemplar do passado e do presente. Toda essa atmosfera harmoniosa dá espaço aos milhares de turistas, os quais fazem de Dublin um dos roteiros mais visitados.

    Responder
    • Daniel Courtouke

      Obrigado pela dica, pessoal! Realmente, Dublin tem muita coisa linda e histórica pra ser contada!

      Responder
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.