Muita gente que vai à Berlim não sabe que ali perto é possível visitar um campo de concentração. Apesar de não ser tão conhecido como Auschwitz, na Polônia, e Dachau, na Alemanha (próximo de Munique), o memorial de Sachsenhausen, em Oranienburg, é uma opção interessante para você que quer conhecer um pouco mais sobre história e ainda não teve a oportunidade de visitar um antigo campo de concentração.
Em outro post a gente explica como foi a nossa experiência por lá. Afinal, não é um tipo de turismo que faz você sair sorrindo, embora muita gente sem noção faça questão de ser incrivelmente desrespeitoso e tirar selfies nestes lugares.
Mais da Alemanha em um dia só:
Motivos para visitar Dusseldorf
O memorial de Sachsenhausen fica em uma pequena cidade chamada Oranienburg, ao norte de Berlim, no estado de Brandenburg. A viagem até lá não dura mais que 1h 20 na pior das conexões de trem. Com muita sorte – e trens rápidos – você chega lá em menos de uma hora.
A visita pode levar o tempo que você quiser, mas, via de regra, dá pra separar meio dia para esse passeio. Durante o outono e o inverno no hemisfério norte, o lugar fecha às 16h30.
Portanto, a nossa dica é que você programe essa visita para a parte da manhã nesta época. Na primavera e verão, o memorial fecha às 18h.
Onde fica?
Oranienburg – Cidade próxima de Berlim
Como chegar?
Da estação central
O melhor jeito saindo da estação central de Berlim (Hbf) é pegar o trem RE 5 pra Stralsund Hbf e descer na segunda parada, a S Oranienburg Bhf.
Da Potsdamer Platz
Se você puder sair da Potsdamer Platz, pegue o S1 em direção a Oranienburg e desça em S Oranienburg Bhf.
Chegando na cidade
Ao chegar em Oranienburg, é possível ir caminhando – leva de 15 a 20 minutinhos – ou de ônibus (n° 804 e 821). Neste caso, dá pra parar no ponto Gedenkstätte, bem próximo da entrada do campo de concentração.
Caso você decida ir a pé, você deve encontrar placas sinalizando o caminho correto.
Quanto custa?
A entrada é gratuita.
Como se virar lá dentro?
O local oferece visitas guiadas a partir de 15 € para grupos de até 15 pessoas ou 25 € para até 30 pessoas. É sempre bom verificar os idiomas disponíveis para as visitas guiadas.
O que a gente fez, no entanto, foi comprar um mapa do campo de concentração no centro de visitantes na entrada do memorial.
O mapa mostra pontos de interesse no local e possui explicações sobre os lugares indicados.
Se você fala inglês ou alemão, as placas e explicações do lugar ajudam na hora de entender o que era cada local dentro do campo de concentração.
Veja tudo o que você precisa saber antes de ir para a Alemanha
0 comentários