Quase todo mundo que visita Estocolmo acaba fazendo o tour pela Prefeitura da Cidade (Stockholm City Hall) e, se você está em dúvida se vale a pena, esse post aqui tem o propósito de te convencer, além de mostrar como fazer para chegar lá e quanto se preparar para gastar.
“Pra se casar aqui não precisa ser protestante, heterossexual, sueco ou europeu. Basta pagar 50 Euros”, explica o guia do passeio pela prefeitura de Estocolmo.
A frase é basicamente um resumo da Suécia como país. No parlamento de Estocolmo, por exemplo, a igualdade de gênero também está presente: são 101 cadeiras. 50 delas, ocupadas por mulheres.
Lá, elas só não são maioria porque uma das mulheres precisou abdicar da vaga e o substituto era um homem . A presidente da casa? Também é uma mulher. Há oito anos os homens não ocupavam maioria nos assentos.
Mais de Estocolmo
A história do Titanic sueco em formato de museu
Além de uma aula de pluralismo em todas as esferas da sociedade, o tour pela prefeitura – um prédio inaugurado no começo dos anos 20 – também tem muita coisa curiosa.
Prêmio Nobel
Você sabia que é lá que rola o jantar de gala dos vencedores do prêmio Nobel todo ano?
A premiação em si ocorre em um outro prédio, mas é ali que acontece um jantar com pompa e circunstância, religiosamente no dia 10 de dezembro, que conta até com a presença da família real.
O jantar ocorre no Blue Hall (Salão Azul) e o baile de gala acontece no Golden Hall, que fica ao lado do Blue Hall, só que na parte superior do prédio.
Uma curiosidade sobre o Salão Azul é que de azul ele não tem nada. Ragnar Östberg, o arquiteto responsável, mudou de ideia sobre as cores do Blue Hall no meio do caminho, mas decidiu manter o nome mesmo assim.
O site do Prêmio Nobel, aliás, fez um vídeo de 2 minutos mostrando a trabalheira que dá pra preparar o salão para o jantar.
8 milhões de tijolos
O prédio da Prefeitura de Estocolmo é feito de tijolinhos a vista por dentro e por fora e, ao todo, foram necessários mais de 8 milhões para a construção. O que mais impressiona disso tudo é que um milhão deles foi feito à mão!
Todos os tijolos foram feitos na Suécia e são do mesmo tipo de tijolo do que os que haviam sido utilizados em um castelo histórico que pegou fogo (mas não se preocupe, não são inflamáveis não 🙂 ).
Órgão Gigantesco
Dentro da prefeitura há um Órgão de Tubos enorme, que pode ser visto na sacada dourada. É o maior instrumento do tipo no Norte da Europa e foi construído em 1925.
Casa do Conselho
A sala do conselho é como se fosse a câmara dos vereadores da cidade e é lá que sentam os 101 representantes da casa toda terceira segunda-feira de cada mês.
Ali, o teto nos faz lembrar um céu e a intenção do arquiteto era que isso simbolizasse que tudo o que é falado ali, pudesse ser escutado pelos moradores da cidade e que os políticos tenham consciência de que as decisões afetam a vida de quem está ali fora.
O Santo sem Cabeça
O Golden Hall é a área mais deslumbrante do edifício, com mosaicos de ouro com desenhos que representam a cidade e também com um santo sem cabeça, resultado de um erro de cálculo – pra desespero dos ganhadores do Prêmio Nobel, né?
Basicamente o auê foi o seguinte: ouro sempre foi caro e os suecos aproveitaram a fraqueza da moeda alemã na época para comprar ouro feito água e terminar os mosaicos do salão o mais rápido possível, antes que a economia da Alemanha se recuperasse.
Como a pressa é inimiga da perfeição, o barato saiu caro e a cabeça de São Erik ficou um pouco acima do teto. Como mudar isso era um pouco caro, deixaram por isso mesmo.
Casamento Relâmpago
Mas se a parte que você mais gostou foi a de poder se casar por lá, aqui vão as opções: a versão longa demora 5 minutos e a curta, pasmem, só 30 segundos. Imagino que a cena deva ser mais ou menos assim:
(Juiz) -E aí, beleza? Estão aqui de livre e espontânea vontade?
(Noivos) – Sim.
(Juiz) – Querem se casar?
(Noivos) – Sim.
(Juiz) – Então fechou, os declaro casados. Valeu, falou. Próximos!
Mesmo nesse esquema mega rápido, a fila de espera é de geralmente 3 meses!
Como chegar?
A Prefeitura de Estocolmo fica em Hantverkargatan 1 111 52, a nove minutos de caminhada da Estação Central e a 20 da Gamla Stan, a cidade antiga e principal centro turístico.
Quanto custa?
Os preços para adultos variam de acordo com a época do ano, mas ficam entre 90 e 110 coroas para adultos (em torno de 10 e 12 Euros, respectivamente).
É possível fazer um tour privado, mas aí o preço fica meio salgado. Para os passeios normais, é possível fazer no idioma local (2 vezes ao dia) e em inglês a cada 30 minutos. Mais informações você encontra no site da prefeitura (em inglês).
E aí, você já foi à Suécia? O que mais gostou de lá?
0 comentários