As bibliotecas de grandes universidades do mundo são bem famosas e algumas até proporcionam visitas aos turistas. É o caso da Trinity College, em Dublin, que atrai grande parte das pessoas que visitam a capital da Irlanda.
Por dentro, tudo é madeira e as estantes quase batem no teto abobadado do prédio de tão altas que são. Mesmo separadas em dois pisos, o pé direito da biblioteca é tão alto que é preciso usar uma escada para alcançar alguns livros.
Algumas publicações são tão antigas que a universidade possui uma equipe de técnicos especializados em recuperar livros que já estão bem maltratados por conta de seu tempo de existência.
Com todo esse cuidado com o acervo, já era de imaginar que os alunos da Trinity College não usam essa mesma biblioteca para suas pesquisas diárias. Há uma outra para propósitos verdadeiramente acadêmicos.
O nome da biblioteca voltada para os turistas é Book of Kells, que na verdade é como ficou conhecido o primeiro livro usado para pregar o catolicismo na Irlanda.
Lá, tem toda uma exposição contando a história do livro, como foi fabricado e tudo mais. Para se ter uma ideia, o ‘papel’ do livro é feito de couro e, para se escrever sobre ele, demorava até 4 HORAS por página.
Como é uma atração turística bem popular de Dublin, é preciso desembolsar uma grana considerável pela visita (pagamos em torno de 12 euros quando estivermos lá). O lugar é bonito e a história, também. Mas se você tiver poucos dias em Dublin ou estiver com o dinheiro contado, há outras maneiras de aproveitar melhor a cidade e deixar esse passeio para uma outra vez.
0 comentários