Uma das acústicas mais favoráveis do estádio, um grupo de torcedores inflamados comandando os cantos da torcida e bandeiras agitadas fazem da Gelbe Wand – ou parede amarela – o auto-falante do Signal-Iduna Park, o estádio do Borussia Dortmund.
Estamos em um mar amarelo de gente em pé, na parte de trás do gol. É a maior geral do mundo.
Ali, cabem quase 25 mil pessoas. Outras 57 mil pessoas completam a arquibancada, somando, ao todo, 82 mil pessoas.
O lugar desconfortável – todos assistem ao jogo em pé-, não desanima nem os mais velhos. A geral do Dortmund é o lugar mais concorrido na já difícil luta por ingressos para uma partida do clube. É praticamente impossível conseguir entradas sem ser sócio do time.
Que tal fazer o tour do estádio do BVB?
Conheça o Museu do Futebol na Alemanha
O estádio se impõe mais que o time e amedronta adversários por si só. A diferença entre a torcida do Borussia e a de outras equipes é notável. É a primeira torcida que se assemelha com as brasileiras no quesito fazer barulho o jogo inteiro.
É óbvio que a turma do amendoim, assim como nos estádios do Brasil, fica sentada reclamando quando aquele zagueiro erra um passe curto, mas o povo que está de pé não para um minuto.
Em jogos da Champions League, o Borussia precisa colocar cadeiras ali e a capacidade de público despenca no bloco da parede amarela. Mesmo assim o povo não senta.
Eu já tinha ido ao Westfalen Stadion (nome original) no tour do estádio e em alguns jogos da Bundesliga, Copa da Alemanha e até Europa League, mas nunca em uma partida da Champions League e muito menos com um lugar da Gelbe Wand.
Consegui arrastar a Tati pela primeira vez para o BVB! Como eu gosto até de jogo da Segunda divisão da Bundesliga e me divertia cobrindo jogos do Operário de Ponta Grossa pela Série D do Brasileiro, resolvi perguntar a ela sobre a experiência, já que a minha opinião você provavelmente consegue adivinhar.
“Na comparação com um jogo do Bochum, que era a minha experiência mais recente em jogo de futebol aqui pela Alemanha, a participação da torcida é muito maior, a empolgação e energia dos líderes da torcida é tanta que até dá medo de não acompanhar. A animação da torcida é tão massa que, mesmo que o jogo esteja ruim, o espetáculo não foca chato”.
Viu só, impressiona a todos!
O jogo que vimos foi um 1 a 1 contra o Apoel, do Chipre, que prejudicou o Dortmund na tabela e comprometeu a equipe para o resto da Champions.
Mesmo com o resultado ruim, a torcida aplaudiu de pé os jogadores. E a gente aplaudiu a torcida.
E mais:
O texto não traz sobre como consegui o ingresso, já que “é impossível para não sócios”. Poderia explicar como conseguiu?
Monique, no link a seguir você pode ver o passo a passo para comprar ingressos para os jogos do Borussia.
Se tiver qualquer dúvida, comenta lá!