Tivemos o privilégio de estar em na ilha de Menorca no final do último verão depois de muitos anos só viajando a Maiorca – a irmã maior das Ilhas Baleares – e, apesar do nosso período curto na ilha, conseguimos conhecer algumas das melhores praias de Menorca. E o melhor: fizemos parte do nosso roteiro a pé, seguindo trilhas que nos levavam de praia em praia.
Não tivemos a oportunidade de rodar a ilha toda, pois passamos somente o sábado e o domingo por lá, acabamos nem indo pra capital Mahon (Mao, no micro idioma da ilha), por exemplo, e nos concentramos mais nas praias do leste e sudoeste do mapa.
O que caracteriza muito as praias de lá são a água azul turquesa como em Maiorca e também a natureza em volta das praias mais bonitas que já vi. Como existem algumas trilhas para percorrer a ilha pela costa, nem sempre é fácil chegar perto das praias de carro, mas isso também faz com que a vegetação em volta ganhe um caráter mais virgem, intocado.
O nosso roteiro incluiu duas praias mais próximas de áreas mais urbanizadas e três praias mais afastadas, no sudoeste da ilha, que fizeram parte da nossa trilha. Apesar de termos percorrido o caminho de praia em praia a pé, se você tiver um carro é possível fazer o mesmo também, sempre tendo que caminhar um pouquinho quando o estacionamento ficar um pouco longe da areia.
E uma dica: não esqueça de levar um snorkel para ver os peixes debaixo d’água.
Melhores praias de Menorca
A ordem das praias é simplesmente cronológica, mas ao ler o texto vai perceber que faz sentido pra ter um Uau a cada foto!
Cala Blanca: almoce com uma paisagem de rei
A Cala Blanca ficava relativamente perto do apartamento que havíamos alugado e decidimos passar pra conhecer pois o nosso check-in só iria rolar às 14h da tarde. Paramos ali perto ao descer do ônibus que vinha direto do porto e fomos a um restaurante comer antes de aproveitar o mar.
Ao chegar lá, nos deparamos com essa vista:
Almoçar com essa paisagem parecia uma daquelas ideias que sairiam caras, mas pra nossa sorte, o menu do dia custava 15 euros e era daqueles que garantiria a falta de fome por mais 12 horas.
Depois de apreciar a vista no almoço, resolvemos descer mais uns degraus do restaurante até a praia. Gostamos tanto que mandamos uma mensagem pro nosso anfitrião do Airbnb para mudar o nosso check-in para às 17h.
O nome Cala Blanca faz jus aos tons claros da água do mar. A areia é clara e a água é limpíssima. Pronto: combinação perfeita para nadar e ver os peixes.
Cala Santandria: a praia do espelho
Depois de deixar as nossas coisas no nosso apartamento, queríamos aproveitar para conhecer mais uma praia, essa realmente próxima de onde estávamos. Caminhamos menos de dez minutos e chegamos na Cala Santandria.
Essa Cala é uma praia pequena que parece uma baía. A água é estática. Não fosse pelo movimento causado pelos turistas jogando frescobol, daria pra dizer que o mar era um grande espelho.
A Cala Santandria fica em uma área próxima de restaurantes e possui alguns prédios em volta, mas ainda assim tem uma água limpa e muitos peixes. A dica é não deixar pra ir muito no final da tarde, pois já não pega muito sol e, como a água é fria, fica mais sofrido pra entrar no mar.
Cala en Turqueta: o início da nossa trilha
O rolê pra gente chegar na Cala en Turqueta começou cedo. Como não havíamos alugado carro em Menorca e nem era possível chegar de ônibus nessa praia, acabamos dividindo dois táxis para o nosso grupo.
O preço era bem em conta, mas o problema foi convencer os taxistas a nos levarem pra lá, já que o local era meio longe e eles estavam de cara feia porque não teriam clientes para voltar com o taxímetro rodando.
Em acordo com eles, partimos para o início do nosso domingo de sol. Os carros param um pouco longe da praia e fizemos uns 15 minutos a pé até chegar na areia.
O lugar realmente faz jus ao nome, a cor turquesa da água é impressionante. Chegamos na Cala en Turqueta antes das dez da manhã e boa parte da areia ainda estava na sombra.Isso se dá porque a praia fica bem grudada na vegetação e é cercada por morros dos dois lados.
O fato curioso da Cala en Turqueta é que do nada apareceram umas cabras por lá. Como alguns curiosos chegaram muito perto para tirar foto (incluindo este que vos escreve), elas acabaram exibindo sua capacidade de impulsão impressionante e se embrenharam no meio da mata ao escalar um morrinho bem íngreme.
Sem as cabras por perto, voltamos a nossa atenção ao mar e à paisagem em volta antes de partir para nossa trilha rumo a Cala Macarelleta.
Cala Macarelleta: o incentivo para continuar
Toda a ilha pode ser costeada por meio de trilhas que fazem parte de um circuito chamado Camí de Cavalls – uma das maneiras mais legais de conhecer as melhores praias de Menorca. E foi por este caminho que se inicia pelos bosques detrás das praias e passa por rochas de frente pro mar que resolvemos ir da Cala en Turqueta para a Cala Macarella.
A Cala Macarelleta, como o nome já indica, é a irmã menor da Macarella e um bom ponto de descanso para quem perder o fôlego nessa primeira hora de trajeto.
Planeje-se para chegar lá com o sol alto, pois a praia é estreita e pode ficar na sombra bem cedo ou à tarde. Dali para a Cala Macarella é um pulo, talvez 15 minutos caminhando direto, mas como a paisagem é tão linda, é bem possível que você leve mais de meia hora, como foi o nosso caso.
Cala Macarella: a versão igualmente bonita e maior
Olhando no mapa, você vê que as duas praias são realmente coladas uma na outra, só que separadas pelo traçado dos morros e da vegetação. A Cala Macarella, a irmã maior, é bonita como a Cala Macarelleta, mas possui um pouco mais de estrutura.
Das três praias que visitamos, é a única que possuía restaurante, por exemplo. Ou seja: é uma boa parada para comer algo se não tiver levado um lanche na mochila.
Dali, é possível fazer um caminho de 15 minutos até chegar ao estacionamento ou a um ponto de ônibus para retornar à Ciutadella ou então seguir a trilha até a Cala Galdana, a qual não visitamos porque o tempo virou e acabou chovendo bastante.
No total, o trajeto Cala en Turqueta – Cala Galdana, leva entre 2h30 e 3h dependendo do tempo que aproveitar para tirar fotos.
Bônus: Es Clot de Sa Cera
Não é bem uma praia: Es Clot de Sa Cera é uma pedra mais ou menos em formato de semi-círculo das quais as pessoas saltam ao mar. O lugar tem uma mini estrutura para banhistas voltarem para as pedras, pois existem escadas que auxiliam na descida a pé e uma escada para entrar no mar.
A dica é estar ali pela hora do pôr do sol, que é fantástico.
E aí, gostou das nossas dicas? Conhece outras Calas que merecem entrar na nossa lista de melhores praias de Menorca? Qual devemos visitar da próxima vez? Qual ilha da Espanha que você mais gosta?
E mais:
0 comentários