Varsóvia tem atrações de sobra pra você ver só do lado de fora, mas um dos museus da cidade, o Museu do Levante de Varsóvia (em bom polonês, Muzeum Powstania Warszawskiego) deve ser visitado por qualquer um que queira saber um pouco mais sobre a vida na Polônia durante a segunda guerra e ver como uma revolta em 1944 ajudou a desestabilizar o exército alemão e reacendeu a ideia de identidade nacional entre os poloneses.
O museu fica em um lugar que parece muito com uma antiga fábrica e faz parte de uma nova geração de museus, muito interativa e que busca ser interessante para qualquer pessoa, independente da idade.
Gosta de museus?
Conheça o museu da União Europeia que vai te surpreender em Bruxelas
Pra você ter uma ideia, nós passamos mais de três horas lá dentro! É uma boa opção do que fazer na cidade, especialmente em dias de frio ou chuva.
A sugestão veio da Gabriela, uma amiga que viajou conosco e que tinha recebido a indicação do lugar de um colega polonês.
Com o endereço em mãos, fomos lá num domingo, quando a entrada é gratuita.
O museu conta a história do Levante de Varsóvia e nos ajuda a entender um pouco mais sobre o contexto da segunda guerra do ponto de vista dos países do leste.
O Levante, ou Revolta, foi liderado pelo exército clandestino polonês e tinha o objetivo de derrubar o controle alemão sobre a cidade.
Durou 63 dias e acabou com vitória do exército nazista, mas conseguiu enfraquecer o lado alemão, que menos de um ano depois declararia o fim do Terceiro Reich e a rendição alemã.
Quanto tempo é preciso reservar para a visita?
O museu é bem interativo e interessante, reserve uma manhã ou uma tarde inteira para o passeio.
Como chegar?
O museu fica na Grzybowska 79.
Quanto custa?
Aos domingos, a entrada é gratuita. Em outros dias, a entrada fica em torno de 20 slots (O site do museu possui mais informações – em inglês). Às terças, o museu não abre.
0 comentários