Viajar com crianças pequenas de avião sempre requer aquele planejamento a mais: o que devo levar na mala de mão, o que pode levar na aeronave e o que precisa despachar, como vou entreter uma criança pequena por 2 ou 10 horas? Pensando nisso, reunimos dicas da nossa experiência viajando com a Nina nos primeiros anos dela e trazemos ideias práticas do que levar na mala de mão com crianças pequenas no avião.
- Fuja da fila no aeroporto: o novo sistema de marcar horário na Alemanha
E no final ainda temos algumas dicas do que não fazer! E se você tem alguma dica que também pode ajudar outros pais e mães de primeira viagem, deixe aqui nos comentários!
Lanchinhos e água na mala de mão
Caso a criança não goste da comida do vôo ou caso a fome bata antes da hora, é sempre bom ter uma saída. Além disso, sempre existem aqueles trajetos mais curtos que passamos em branco, sem nem mesmo um golinho de água oferecido pela empresa aérea.
A água também é essencial pra ajudar a liberar o ouvido durante o pouso e a decolagem, já que o movimento de sucção faz um papel importante para evitar dores.
Passar com água na fila da segurança é permitido para pais com crianças de até 3 anos em trajetos internacionais
Nossa dica em relação à água, é levar uma garrafa vazia para passar pela segurança e depois encher num bebedouro se a idade já tiver passado da que eles liberam.
- Viagem com crianças na Europa: Centerparcs, um quase hotel fazenda
Brinquedos pequenos e atividades
Parece uma dica óbvia, mas não adianta só levar algum brinquedo e é isso. É preciso ter estratégia hahaha. Afinal de contas, curto ou longo, o voo pode se tornar cansativo caso você tenha que ficar o tempo todo acalmando uma ferinha.
Nós sempre levamos 4 tipos de brinquedos:
- 1) Favorito – o que mais brinca próximo da viagem;
- 2) Para Manter Entretido – caderno de atividades, livro, massinha de modelar;
- 3) Jogos – jogos de cartas pra jogar em família;
- 4) Novidade – Algo que a criança ainda não conheça ou que não veja há tempos.
No entanto, lembre-se de que a mala de mão é uma só. Tente focar em coisas pequenas e fáceis de tirar e guardar da mochila.
- Conheça o Rio Quente, um resort com parque aquático de primeira
Mídias e fone de ouvido
Para viagens longas, sempre baixamos músicas, desenhos e jogos no tablet . Isso funciona bem para gente, porque a Nina tem pouco contato com TV e Tablet no dia a dia, o que a deixa super animada e empolgada para voar.
Também compramos um fone de ouvido próprio para crianças com limite de volume e que funciona tanto no avião como nos nossos eletrônicos.
Troca de roupas e sacolas plásticas
Pelo menos uma troca de roupa por adulto e pelo menos 2 trocas por criança. Não esqueça de levar fraldas (mais do que o normal), se a criança ainda usar.
E as sacolas servem tanto pra guardar roupa suja quanto pra jogar fora outras sujeiras.
Farmacinha na mala de mão
Converse com o pediatra pra avaliar a necessidade de levar os remédios básicos pra sua criança. Não esqueça da limitação de 100ml em voos internacionais – frascos maiores precisam de receita médica.
Essa dica vale até mesmo para uma viagem de carro para um lugar mais afastado de cidades.
Documentos Essenciais para viajar com crianças
Esse é básico… e sabemos que você não vai esquecer coisas como passaporte, carteira de vacinação, etc… mas é muito importante ressaltar que viajar com crianças, às vezes, exige alguma documentação extra: como quando a criança viaja com somente um dos responsáveis. Vale conferir:
- Autorização de viagem ao exterior sem um dos responsáveis: formulário do CNJ
- Regras para viajar com menores (nacionais e exterior): link do site do governo do RS que explica bem certinho os passos necessários
Coisas que você deve evitar levar na mala de mão do avião com crianças pequenas:
- Comida pegajosa – Sabe aquele lanchinho que é perfeito pra fazer lambança? Talvez seja melhor não colocar na mala de mão pra viagem. A mesinha não é das maiores e é um pouco instável por ser dobrável. Além disso, mesmo com todo cuidado, coisas como turbulências podem acontecer de forma inesperada.
- Cuidado com a garrafinha de água que você vai escolher… por causa da diferença de pressão, elas podem acabar vazando/ espirrando em todo mundo quando a criança for beber (experiência própria molhando até os passageiros nas cadeiras ao lado! hahah). Pra evitar isso, abra a tampa da garrafa pra igualar a pressão.
- Brinquedos com peças pequenas ou que façam barulho – As peças pequenas são muito fáceis de serem perdidas durante o voo e podem acabar em frustração para os pequenos. E brinquedos que fazem barulho vão acabar incomodando as pessoas ao seu redor… melhor deixar em casa.
- Garanta que os eletrônicos estão bem carregados e prontos pra serem usados.
Algum outro item que seja indispensável pra você? O que você não viaja sem?
0 comentários