O que fazer na Islândia: passeios que você não pode perder

Por Daniel Courtouke

Jornalista formado e jogador de futebol frustrado, Daniel Courtouke dá seus pitacos e dicas no Viagem 0800 sobre as viagens que fez. Como bom pão duro que é, procura sempre mostrar os atalhos mais econômicos das viagens que faz.

Se com quase duas semanas de férias programadas pra Islândia a gente já teve que quebrar a cabeça para definir o que colocar no roteiro por lá e o que deixar de fora, imagino que muita gente se veja ainda mais indecisa por ter menos tempo na ilha. O que fazer por lá se torna, então, um quebra-cabeça danado.

Para facilitar a vida de quem ainda está querendo saber quais são os passeios imperdíveis na ilha mais simpática do mundo, pensamos em listar o essencial para uma primeira ida à Islândia (sim, você vai querer voltar).


Para planejar o bolso:

Quanto custa viajar pra Islândia?


Obviamente, fica difícil encaixar tudo o que listamos se o seu tempo por lá for somente um stopover entre a América do Norte e a Europa de dois dias por lá, mas ainda assim você vai encontrar o essencial para ter uma amostra mínima de tudo o que o país tem a oferecer aos turistas.

O Golden Circle

O Golden Circle – Círculo Dourado – é um dos passeios mais populares e convenientes na Islândia, pois é basicamente um circuito de 300 km a partir de Reikjavik que passa por três tipos de atrações que são marca registradas da Islândia: um parque nacional, os gêiseres e uma cachoeira imensa.

Ou seja: em um roteirinho de um dia, você pode ver coisas essenciais a serem conhecidas pelo país. E o melhor: pela proximidade da capital, existem diversas opções de passeios turísticos e também é fácil fazer o trajeto com um carro alugado.

Gêiseres

gêisir erupcao na islandia

Geralmente esse assunto motivo de discussão ferrenha com nossos amigos que também já visitaram a Islândia. Uns acham os gêiseres impressionantes, outros acham aquela coisa meio “poxa, dirigi isso tudo pra um espirro de água tão rápido?”.

Eu e a Tati somos do time que acham um gêiser explodindo uma das coisas mais impressionantes da Islândia. Vale definitivamente a espera. No Golden Circle, o Strokkur é o maior Gêiser em atividade no momento.

Mas cuidado para apreciar o espetáculo de longe, pois as águas saem queimando.

Cachoeira de Gullfoss

cachoeira de gullfoss na islandia

Quando fomos pra Islândia eu ainda não tinha ido à Foz do Iguaçu. Chegando em Gullfoss, fiquei impressionado com o tamanho e o barulho das quedas d`água. Quando conheci as Cataratas do Iguaçu, alguns anos mais tarde, me impressionei ainda mais.

Gullfoss tem 32 metros de altura e 70 de largura. A queda da água se dá em dois passos, formando uma pequena escada antes das águas caírem com toda força.

Parque Nacional Thingvellir

Thingvellir National Park - Islândia

Placas tectônicas da América do Norte e Eurásia se separam 4 cm por ano no Thingvellir

O Parque Nacional de Thingvellir está bem no meio de duas placas tectônicas – da América do Norte e Eurásia – que se separam 4 cm por ano. É um dos muitos cenários da série Game of Thrones e possui uma paisagem singular, sendo um dos poucos lugares da Islândia com um verde tão bonito e contrastante com as montanhas e geleiras no horizonte.

Lá, é possível até mergulhar entre as placas tectônicas, mas a atividade é muito  mais cara do que em outros lugares, além de ser uma experiência gelada.

Skógafoss

skogafoss, uma das cachoeiras mais bonitas da ilândia ao fundo da imagem, cercada de verde

A cachoeira de Skógafoss fica na costa sul da ilha. Geralmente é um ponto de passagem pra quem faz a rota do Ring de carro ou mesmo com ônibus de turismo.

As quedas são de 60 metros e – geralmente – há um arco-íris bem no meio da cachoeira, o que deixa o lugar ainda mais lindo.

O mais legal de visitar a Skógafoss é poder vê-la de perto de baixo e de cima. Pra poder observar a cachoeira de cima, é preciso pulmão! É um número incontável de degraus em uma escada de madeira até o topo, mas vale a pena.

Pra quem quiser ver de perto, a dica que não dá pra ignorar é levar uma capa de chuva, pois os respingos da queda te pegam de longe.

Lago glacial Jökulsárlón

iceberg no jokursarlon, na islândia

A gente fez um passeio de barco por lá e foi impressionante. O Jökulsárlón é um lago glacial que se formou pelo derretimento de uma geleira de nome impronunciável. Existem vários icebergs no lago, que hoje possui quase 250 metros de profundidade.

O lugar fica próximo da geleira de Vatnajökull e pode ser acessado pela Rota 1 (a única estrada nacional deles), próximo de Skaftafell, outro ponto turístico bem popular.

Parque Nacional Vatnajökull

Glacier - Iceland

Caminhos abertos dentro da geleira por conta do derretimento do gelo.

O parque nacional de Vatnajökull ocupa 14% do território do país e possui uma infinidade de atrações e atividades. A principal delas é a geleira que leva o mesmo nome do parque. Uma das coisas mais legais que fizemos além de diversas trilhas foi um passeio de caminhada no gelo, em que você pode andar sobre a geleira e adentrar no mar de gelo.

O Parque Skaftafell - Islândia - Vatnajökull National Park

O antigo parque nacional de Skaftafell agora faz parte do parque nacional Vatnajökull

Lá dentro fica outro parque nacional, o Skaftafell, que tem diversas trilhas e é também conhecido principalmente pela cachoeira Svartifoss, outra coisa que eu não perderia na Islândia.

Praia de areia preta de Vik

Tatiana Olegario - Vik - Islândia - Black Sand Beach

Olhando bem ali nas mãos da Tati dá pra ver que a areia é composta de pequenas pedrinhas pretas

Vik tem uma paisagem incomum, assim como vários outros lugares da Islândia. A areia da praia é preta!

A areia na real não é areia mas, sim, basalto originário de erupções vulcânicas. O lugar também possui uma caverna com paredes que parecem mini blocos que foram colocados de cima pra baixo.

O lugar serviu de cenário para a última temporada de Game of Thrones e também para a série Sense 8, da Netflix.

>>> Os lugares incríveis de Game of Thrones que já visitamos

Hallgrímskirkja

igreja hallgrímskirkja em reikjavik

Essa construção de nome e formato estranho é a Igreja de Hallgrímur – ou o nome acima, caso você esteja preparado para se arriscar no idioma islandês – e fica bem no centro de Reikjavik.

Talvez você não a considere uma das coisas mais bonitas da Islândia, mas a vista lá de cima é fantástica e o edifício em si é bem exótico se você pensar que ali é uma igreja.

Reykjavik - Above View - Church

Vista do alto da Hallgrímskirkja – Igreja mais alta do país.

O formato da igreja luterana imita o movimento da lava de um vulcão. Convenhamos, é uma homenagem bastante distinta pra algo que é ao mesmo tempo encantador mas devastador.

Mais da Islândia:

3 coisas que você não deve fazer na Islândia

Você Também Pode Se Interessar Por:

Quando ir pra Islândia?
Quando ir pra Islândia?

Se você não tiver a sorte de ir morar por lá, não existe maneira alguma de fugir de uma escolha difícil: saber quando...

0 comentários
Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.