Um dos meus maiores sonhos é chegar em um aeroporto, carregando nada além da minha bolsa, e comprar uma passagem no primeiro avião… não importa qual seja o destino final. Sempre quis viajar sem saber para onde estava indo e ser surpreendida no momento da aterrissagem, quando o piloto informaria a todos a bordo, “passageiros, bem-vindos a XXXX (adicione aqui qualquer destino inacreditável)”.
Infelizmente, ainda não tive dinheiro uma oportunidade para tornar esse sonho realidade, mas o Blind Booking conseguiu deixar, pelo menos, um gostinho de quero mais.
Mas o que é o Blind Booking?
O Blind Booking (Reserva às cegas, numa tradução bem mais ou menos) é uma “promoção” da Eurowings (que era a Germanwings até meados de 2015), uma das companhias aéreas low-cost (de baixo custo) mais famosas da Europa. Com essa opção, você pode comprar uma passagem sem saber o destino. Quando você recebe a confirmação da reserva, você fica sabendo qual lugar vai conhecer.
Tudo funciona assim: Você escolhe de qual aeroporto seu voo vai sair (como a empresa é alemã, no momento, só existem opções saindo da Alemanha e uma opção saindo da Áustria). Depois escolhe um tipo de destino que gostaria de visitar…
Você pode escolher entre as opções de temas que variam entre Festa, Cultura, Gay-Friendly, Compras, Metrópoles, Natureza e uma categoria mais relacionada com a estação do momento (Praia ou Destinos de Ski).
Assim que você escolher o tipo de viagem, o site vai apresenta uma lista com todos os possíveis destinos para a sua viagem. Caso você tenha certeza que não gostaria de viajar para algum desses lugares, você tem a opção de pagar 5 Euros para excluí-lo. Na verdade, você pode excluir vários destinos deixando apenas 3 opções, mas isso acaba um pouco com o suspense, né?!
Em seguida, você escolhe as datas da viagem. Aqui vale deixar uma dica preciosa… verifique para quais dos destinos da lista a Eurowings voa nos dias que você pretende viajar. Afinal, não adianta você ficar torcendo para conseguir uma viagem para Atenas, se não existem voos disponíveis nessa data. Além disso, você pode economizar alguns euros se não precisar excluir um destino… já que não existe um voo de volta na data que você quer voltar.
Além da data, você terá a opção de adicionar mais passageiros. É muito importante que vocês comprem de uma só vez a passagem de todas as pessoas que vão viajar, pra evitar que cada pessoa viaje para um destino diferente.
Quando a compra é confirmada, você receberá em seu e-mail a passagem, juntamente com a informação do destino exato para onde você vai viajar.
Quanto custa essa brincadeira?
Cada trecho custa cerca de 33 Euros, totalizando 66 Euros ida e volta. Isso é um pouco mais caro do que outras empresas low cost cobram, mas como você tem a possibilidade de reservar esse tipo de passagem até mesmo de última hora, essa pode se tornar uma opção barata. Além disso, essa é uma experiência bem diferente e vale a pena pagar um pouquinho a mais (para o padrão low cost) para ser surpreendido.
O que mais eu preciso saber?
Em primeiro lugar, é bom lembrar que a Eurowings é uma empresa Low Cost e, com isso, tem algumas regras diferentes. Para a bagagem, por exemplo, você só teria a possibilidade de levar uma mala de mão e precisaria pagar a mais caso queira despachar alguma bagagem. Se você ainda não viajou com uma companhia aérea de baixo custo, leia nosso post com as vantagens e desvantagens de voar low cost.
Interessante.