“Bem-vindos ao estádio mais bonito do mundo”, diz o guia, que além de trabalhar no clube também é sócio e frequentador assíduo das arquibancadas do Signal Iduna Park, ou Westfallen Stadion, como preferem os fãs mais fiéis.
Estamos em Dortmund, onde futebol é religião e tudo é amarelo e preto (até os manequins das lojas do centro da cidade trajam as cores do clube), para conhecer o estádio que é tratado como um santuário pelos torcedores.
Como você percebeu pela recepção que tivemos do nosso guia, no Borussia Dortmund tudo é na base da paixão: os jogadores mais idolatrados são os que mais se identificam com o time e não necessariamente os melhores, a torcida é uma das mais barulhentas do país e o clube, um dos mais tradicionais e raçudos.
Quanto custa?
Quando fizemos o passeio de 90 minutos, em janeiro de 2016, pagamos 12 euros, mas é sempre bom conferir no site oficial se as tarifas continuam as mesmas.
Idioma?
Inglês e alemão. As visitas em inglês ocorrem com menos frequência, é sempre bom conferir no site as datas e horários.
Como chegar?
Sainda da estação de trem de Dortmund (Hbf), você pode pegar o trem regional RB 14639, em direção a Iserlohn ou o ERB90337, em direção a Soest. Nos dois casos, você desce na estação Dortmund Signal Iduna Park (não se desespera se em vez de Dortmund tiver escrito só DO, também está correto).
O tour pelo estádio começa com uma visão geral das arquibancadas, onde é possível tirar algumas fotos e se enganar com a imensidão do lugar. Vazio, não dá pra acreditar que mais de 80 mil pessoas caibam ali.
Existem dois tipos de passeio. Um deles leva 2 horas e o outro leva 90 minutos. Decidimos fazer o último, que já oferece uma boa ideia do estádio, da história do clube e nos leva por vários lugares frequentados pelos jogadores.
Apesar de não estar incluído no tour, passamos pelo museu do clube para acompanhar um vídeo com a história da fundação do clube, da construção do estádio e das conquistas da equipe. Lá, dá pra ver de perto troféus importantes conquistados pelo Borussia.
Uma curiosidade interessante sobre a origem do nome do clube é que Borussia viria de uma cerveja local que os fundadores gostavam muito, a Borussia-Bier. Tudo a ver com a Alemanha, né?
Outra corrente acreditava que o nome Borussia tinha sido escolhido por conta de seu significado literal que vem do latim, em que Borussia equivale à Prússia.
Depois de sentir a atmosfera da torcida lá do chão, subimos até os camarotes dos principais patrocinadores para conhecer mais da história do clube. Segundo o guia, os camarotes de grandes marcas, como Puma, Opel (Chevrolet, no Brasil) e Hankook chegam a custar mais de 130 mil euros para 17 jogos em casa do BVB em uma temporada.
A parte mais legal do passeio é a parte em que podemos ver de perto áreas que geralmente só jogadores e jornalistas frequentam.
O acesso que leva aos vestiários de cada clube, há duas escadas. Uma delas, destina aos atletas do Dortmund, só tem 12 degraus. Na outra, que os adversários devem utilizar, são 13. E quem diria que o Borussia tinha um quê de Botafogo?
Na zona mista, que é onde os atletas dão entrevistas após os jogos, ainda assistimos um vídeo para ter a noção real do que é aquilo em dia de jogo mesmo. Logo depois, podemos ir para os vestiários.
Lá, nada de luxo, como em muitos vestiários de times europeus e até brasileiros. A ideia de renovar o local para os jogadores do BVB foi barrada pelo então técnico Jürgen Klopp, sob o argumento de que ali, só o que conta é futebol e coração.
Dos vestiários, os jogadores seguem para o túnel de acesso ao gramado, completamente amarelo, é claro, e com uma trilha sonora metaleira, que é pra empolgar os atletas.
Antes do fim da visita guiada ainda passamos pela Gelbe Wand (Parede amarela), que é a parte da arquibancada em que todos assistem a partida em pé. São mais de 25 mil pessoas pulando o jogo inteiro. Atualmente, é a maior geral do mundo.
Eae meu…onde acho um passo a passo pra ir a um jogo do borrusia..sonho do meu filho q qero realizar..conhece alguma agencia q faça esse trabalho?ou dou um peitaço aq do RS sem falar alemao rumo á alemanha?
Baita sonho! Espero que você consiga realizar esse desejo, não vai se arrepender. Escrevi um artigo com o passo a passo prático sobre como conseguir um ingresso: https://www.viagem0800.com.br/como-ir-jogo-borussia-dortmund-guia-passo-a-passo/ espero que já seja um ponto de partida.
Sobre viajar à Alemanha, a Tati escreveu um artigo com várias dicas para quem tem planos de vir para cá: https://www.viagem0800.com.br/tudo-que-precisa-saber-para-viajar-para-a-alemanha/
Espero que sejam dois materias de suporte para você dar esse primeiro passo para conhecer o estádio do Borussia. Abs
Olá Daniel! Não sei se você chegou a conhecer a estação central de ônibus de Dortmund. Mas pela vibe da cidade talvez você possa me responder esta pergunta… Irei de Frankfurt à Amsterdã de ônibus, mas há uma parada de 3h em Dortmund. A questão é que será das 3am às 6am. Estou indo sozinha, me preocupo com questões de segurança. Você considera a cidade segura? Será que tem problema fazer essa “conexão” de madrugada por lá?
Oi, Regina. Tudo bem?
Pra ser sincero, via de regra sempre tem uns bêbados perambulando durante à noite em estações de ônibus e trens Alemanha afora. Se for final de semana, deve ter mais gente na rua. De qualquer jeito, eu aconselharia que você passasse essas três horinhas na estação de trem, que fica bem próxima de lá. As estações de trem são sempre mais movimentadas do que as de ônibus e, dependendo da época do ano, você consegue se abrigar melhor do frio, pois as rodoviárias na Alemanha quase sempre são abertas =/
Se precisar de alguma ajuda, é só dar um toque que a gente tenta ajudar!