Viajar com companhias aéreas de baixo custo é uma das melhores maneiras de conhecer muitos lugares gastando pouco. Se você está planejando uma viagem para a Europa com certa antecedência, as Low Cost acabam saindo muito mais barato do que escolher pelos trens ou pelas companhias aéreas tradicionais.
Mas nem tudo são flores. Antes de comprar uma passagem com empresas como Ryanair, Easyjet, Vueling, entre outras… confira nossa lista com as principais vantagens e desvantagens de voar low cost!
Vantagens
Preços
Sem dúvida, o principal pró é o preço baixo. É possível encontrar passagens por cerca de 30 Euros ida e volta entre destinos populares na Europa. Se você não entender o idioma do site, minha dica é sempre prosseguir com a compra até o momento do pagamento (mas sem inserir nenhum tipo de dado bancário ou de cartão) para garantir que nenhuma outra taxa será adicionada ao valor que você está vendo, assim você evita surpresas depois da decisão tomada.
Pontualidade
Muitas das companhias de baixo custo são conhecidas pela pontualidade dos voos. A Ryanair até toca uma musiquinha ao pousar junto com um anúncio se gabando por serem uma das empresas aéreas com menos atrasos e fazendo uma leve provocação com as outras companhias.
A pontualidade é um ponto bem positivo na hora de comprar sua passagem. Mas é bom lembrar que isso também vale pra você… Então não se atrase pra evitar problemas.
Somente passagem de ida
Voando de low cost, na maioria das vezes você pode comprar uma passagem só de ida por um preço justo. Isso é muito legal para quem está planejando uma Eurotrip e não teria razão para voltar para a cidade anterior.
Desvantagens
Bagagem
As malas são o maior dilema para voar low cost. No valor incluso nas tarifas não é permitido despachar bagagens e você deve voar apenas com uma mala de mão. Se você está vindo do Brasil para uma viagem pela Europa isso poderia ser um motivo para se pensar… É claro que você pode pagar para despachar as malas extras, só que o preço costuma ser um pouco salgadinho…
Cada companhia aérea de baixo custo possui uma regra diferente quanto ao tamanho e peso máximo permitido para a sua mala. E isso é levado bem a sério… muitas vezes os funcionários pesam e medem a sua bagagem no check-in ou na hora do embarque. Então verifique todas as exigências da empresa na hora de fazer a mala para evitar surpresas.
Vale lembrar que por ser uma bagagem de mão, você precisa seguir todas as regras para esse tipo de bagagem. Por isso, todas as embalagens de líquidos não podem possuir mais do que 100ml, não pode ter nada que possa ser considerado perigoso e por aí vai…
Falta de conforto
Antes de comprar uma passagem low cost, você precisa estar ciente de que você vai receber exatamente o que está pagando. A aeronave não será tão confortável e o serviço não será de primeira… Se você está disposto a economizar, precisa estar disposto a abrir mão de um pouco de luxo. Mas não se preocupe… os voos costumam ser curtos e quando você menos perceber já vai ter acabado! 🙂
Sem devolução ou alteração
As companhias de baixo custo normalmente possuem uma política bem severa para alteração ou cancelamento da passagem. Por isso, é preciso que a sua viagem esteja bem planejada e que você siga o seu planejamento, senão o barato pode sair caro.
Fique Alerta
Taxas para pagamento
Dependendo da forma que você for pagar pela sua passagem, algumas empresas aéreas costumam adicionar uma taxa pelo cartão de crédito ou débito. É sempre bom conferir certinho tudo o que está sendo cobrado.
Aeroportos Secundários
Muitas low cost utilizam aeroportos menores, distantes do centro da cidade ou até mesmo em cidades da região metropolitana. Mas muitas vezes o seu voo vai chegar no mesmo aeroporto, mesmo que seja em um terminal secundário ou menos moderno.
Antes de comprar sua passagem certifique-se que o voo vai pousar no aeroporto oficial ou então verifique os custos para chegar até a cidade realmente. Algumas vezes, o aeroporto fica tão longe que a passagem de uma companhia aérea normal acaba valendo mais a pena.
Alimentação
Assim como já está ficando comum em viagens curtas no Brasil, as companhias aéreas low cost não oferecem nenhum tipo de alimento ou bebida gratuitamente durante o voo. Os preços a bordo são um pouco salgadinhos, mas diferente das passagens absurdas que pagamos na Pátria Amada, por aqui o preço da passagem justifica a falta de serviços.
Mil e uma ofertas
Comprar uma passagem em uma companhia de baixo custo é uma missão, eles aproveitam toda e qualquer oportunidade para tentar lhe vender alguma coisa. Seja um seguro de viagem, embarque prioritário, aluguel de um carro ou até mesmo hotel para sua estadia… Meu conselho é: clique sempre em não! Hahah. Eu, pessoalmente, nunca comprei nada que é oferecido assim e também não conheço ninguém que o tenha feito. O melhor é ver as outras opções e comparar qual é a melhor pra você.
Além disso, empresas como a Ryanair oferecem vários produtos durante o voo. São raspadinhas, artigos do Duty Free, alimentação e por aí vai… Pode soar um pouco irritante, mas acaba sendo engraçado. Vai por mim! hehe
Outras regras da companhia>
Algumas empresas exigem que você faça o check-in online antes do voo. Não esqueça de fazer e também de imprimir o cartão de embarque, pois senão eles vão cobrar uma taxa extra para você poder fazer o check-in no aeroporto.
Além disso, a maioria dos voos exige que você apresente o seu passaporte para a validação da sua passagem antes do embarque e antes do check-in. Se você não fizer, pode acabar sendo impedido de viajar.
Mas o principal é: se você não seguir tudo direitinho como eles dizem, pode acabar tendo que pagar alguma das milhões de taxas extras previstas… Assim, a passagem baratinha pode acabar saindo bem cara!
Pode parecer muita chatice, mas minha ideia com este post é mostrar que as companhias aéreas low cost são uma ótima opção para viajar barato e, consequentemente, viajar mais. Listamos todos esses prós e contras para que você esteja preparado para as mais diferentes situações que pode precisar enfrentar… Tudo isso depende muito do funcionário que estará lá no momento em que você estiver viajando, mas o ideal é fazer tudo de acordo com o exigido. Saia de casa consciente dos possíveis desconfortos que você pode enfrentar e fique atento à todas as regras do seu bilhete – e se prepare para conhecer muitos e muitos lugares!
0 comentários
Trackbacks/Pingbacks