Zadar é uma cidade peculiar na Croácia. Seu centro histórico e parte mais agitada fica em uma península rodeada pelo mar e isso acabou dando um clima de ilha pro destino.
Muita música, muitas barraquinhas vendendo milho verde e artesanato e calçadões cheios dia e noite lembram um destino de praia no Brasil.
Bastou passar meia hora ali que já nos apaixonamos pelo lugar, que foi a nossa primeira parada em nossa viagem de carro pela Croácia.
Ao chegar, já deu pra ter um gostinho da receptividade do povo local, a nossa anfitriã não só nos recebeu no nosso apartamento com bolo, café e frutas, como também fez questão de explicar o que não poderíamos perder na cidade.
Aliás, se você quiser saber o que perder, é só evitar os sorvetes na área mais central da cidade a cerveja Karlovacko. Não recomendo ambas.
Mais da Croácia:
>>>Vis: A ilha mais bonita e ainda desconhecida na Croácia
>>>Lugares de Game of Thrones que visitamos
Seguindo as dicas dela, resolvemos então sair pra conhecer os lugares mais bonitos de Zadar.
Como falei acima, a cidade antiga fica em uma península rodeada pela baía. Pra dar uma volta completa não se gasta mais do que 40 minutos caminhando.
O que fazer em Zadar:
Torre da Igreja
Essa aí é a vista que temos do alto da torre da igreja
A principal igreja da cidade tem uma torre de observação que pode ser visitada pelos turistas. A subida custa o equivalente a 2 euros por pessoa e a vista lá de cima vale muito a pena: você tem o mar, a cidade na palma de sua mão e um ventinho providencial em dias de muito sol.
Calçadão e feirinha de artesanato
Esse portal aí é a porta de entrada para uma das áreas mais agitadas de Zadar, com seu calçadão enorme.
De frente pra igreja, em direção ao mar ficam algumas barracas vendendo artesanato, bugigangas e milho verde. Dê uma passarinha para comprar algum souvenir para os parentes ou um imã de geladeira pra você mesmo. 🙂
Ao lado da saída da torre da igreja está o calçadão da cidade. O lugar é muito bonito e cheio de lojas e restaurantes. Evite sorvetes por lá (são péssimos) e tome cuidado com aqueles restaurantes pega-turistas, que podem sair mais caros do que o necessário e de qualidade duvidosa.
Sea Organ
São desses buraquinhos no chão que sai o som do órgão de Zadar
Uma das coisas mais espetaculares de Zadar é o Sea Organ, que é um órgão tocado pelo mar.
Bem na ponta da orla, existe uma escadaria que acaba na água. A escadaria foi construída para funcionar como um órgão, é cheia de buracos em alguns lugares para que a água do mar pressione o ar dentro desses tubos de concreto.
Com o balanço da maré, o órgão emite sons em sequência. É impressionante!
Honestamente, o barulho não é lá muito afinado, mas garanto que você vai curtir o pôr do sol por ali e apreciar o mar tocando uma música pra plateia. Confere aí:
E aí, gostou?
Greeting the sun – A usina-ponto turístico
Colado no Sea Organ está um grande círculo de luz no chão, bem no final da península de Zadar. O lugar atrai muitos turistas ao anoitecer, pois o mosaico muda de cores o tempo todo, provocando um verdadeiro show de luzes no solo.
O que poucos, no entanto, não sabem é que a obra do arquiteto Nikola Bašić (que também criou o Sea Organ) é uma mini usina solar.
Os módulos foto-voltaicos absorvem a luz do sol e geram 46.500 kWh por ano, o que é suficiente para fazer o show de luzes durante a noite e também iluminar a beira-mar toda.
Curioso(a) sobre o assunto? O texto do Zadar Travel explica (em inglês) mais sobre como o Greeting the Sun funciona.
Pôr do sol de Hollywood
Toda a área da beira-mar foi reconstruída depois da segunda guerra e o pôr do sol é de cinema.
O entardecer é uma atração tão à parte que o diretor de cinema Alfred Hitchcock uma vez falou que o pôr do sol de Zadar é o mais bonito do mundo, mais belo ainda que o de Key West, na Flórida.
Não sei se ele era tão viajado assim pra cravar uma opinião dessas, mas vale a pena parar no tempo por uns minutos e admirar uma das poucas coisas que ainda são grátis na vida.
E você, já esteve em Zadar? O que mais gostou de lá? Conta pra gente!
Vou ficar em Zagreb, Split e Dubrovnik. É possível fazer um bate e volta até Zadar, de um desses lugares?